O Super Terminais reforça seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento social da região. Em parceria com a Maná Produções, responsável pelas relações institucionais dos bois Caprichoso e Garantido, a empresa firmou um contrato que destina recursos aos projetos sociais das Escolinhas de Artes das duas associações. A iniciativa beneficia diretamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o papel transformador da arte e da educação em Parintins. Com a ação, o Super Terminais se consolida como um importante incentivador das artes, expressões culturais e da criatividade amazônica.
No Boi Garantido, o projeto social desenvolvido no Complexo Cidade Garantido, no bairro Djard Vieira, atenderá 100 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos dos bairros e comunidades vizinhas. As atividades incluem oficinas de violão, percussão, dança, desenho e artesanato, conduzidas por arte-educadores qualificados, em dois ciclos: de 20 de setembro a 20 de dezembro de 2025 e de 20 de fevereiro a 20 de maio de 2026.
Os recursos, asseguram o funcionamento das oficinas, pagamento da equipe técnica e aquisição de materiais artísticos e pedagógicos.
“Com o aporte financeiro do Super Terminais, poderemos fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oficinas arte-educativas de violão, percussão, dança, desenho e artesanato para jovens. Falar em apoiar a infância e a juventude por meio da educação, e da cultura é falar em formar cidadãos conscientes e criativos, capazes de transformar o futuro, destaca Irlany Ramos, diretora da Universidade do Folclore Paulinho Faria e responsável pela área social do Boi Garantido.
Já no Boi Caprichoso, o patrocínio apoia o projeto “Trilhas para o Futuro: Arte, Ancestralidade, Tecnologias e Consciência Ambiental”, desenvolvido pela Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, mantida pela Fundação Boi-Bumbá Caprichoso. O investimento tem como foco oferecer ações formativas e profissionalizantes que unem saberes tradicionais e tecnologias sustentáveis, envolvendo igualmente 100 crianças e adolescentes da comunidade parintinense.
“A Escola de Artes do Caprichoso é um celeiro de talentos. Com o apoio da Super Terminais, garantimos a continuidade de um trabalho que há 28 anos transforma a vida de jovens artistas e mantém viva a essência da cultura popular de Parintins”, afirma Irian Butel, gestora da Escolinha de Artes Irmão Miguel de Pascale do Boi Caprichoso.
O patrocínio da Super Terminais reflete o compromisso da empresa com a responsabilidade social e o fortalecimento das expressões culturais que moldam a identidade do Amazonas. A parceria vai além do Festival, contribuindo para a formação cidadã e artística de novas gerações que mantêm viva a tradição dos bois-bumbás.
Super Terminais, apoiando a cultura, transformando vidas e construindo o futuro com arte e inclusão.
Revelação de Talentos
Ao longo dos anos, o projeto das Escolas de Artes, dos Bois de Parintins revelaram muitos talentos, que hoje integram as equipes artísticas que atuam anualmente na arena do bumbódromo, carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, e outras festividades brasileiras.