Ir para o conteúdo

Dito & Feito - ANO NOVO, PAÍS NOVO – Em 2022, brasileiro vai decidir entre Bolsonaro e a democracia

O ano de 2022 será fundamental para o povo Brasil decidir entre democracia e Bolsonaro. É claro que o atual brasileiro passa longe do que venha a ser uma democracia  no país da fome, do desmando, do negacionismo, do deboche e da omissão (vida a tragédia da Bahia). A preocupação com a democracia é visível no dia-a-dia do brasileiro. Até entre aqueles que apostaram que um ex-capitão e  deputado federal do baixo clero viria mesmo em nome do “novo” e combateria a corrupção. Ledo engano. Muito deles já se arrependeram. Logo, opositores  acreditam que a  reeleição de Bolsonaro seria "a destruição da democracia brasileira".

Além do comportamento antiético de Jair, que agride jornalistas, xinga cientistas, tenta desmoralizar a vacina,  autoriza garimpo em terras indígenas, desaparelha institutos de pesquisas ambientais, deixa a floresta queimar, entre outras agressões, a situação econômica do país promete estar no centro do debate presidencial das eleições de 2022. A analistas acreditam que a alta inflação, o desemprego e a consequente perda do poder aquisitivo dos cidadãos são os temas que, no momento, mais preocupam os brasileiros.

O que vai pesar na eleição

Se os índices econômicos não melhorarem, a tendência é que o eleitor dê mais relevância à agenda econômica na hora de escolher seu candidato no ano que vem. Mas outros assuntos também têm potencial para movimentar o pleito no ano que vem.

Bancada da bala

Mesmo diante do quadro, ainda tem político no Amazonas que segue acreditando que Bolsonaro é a “salvação da Lavoura”.

Morre abraçado

Integrante da chamada “bancada da bala”, o deputado federal do Amazonas, Capitão Alberto Neto é um daqueles que, se preciso for, morre abraçado com Jair.

O Brasil cansou

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (sem partido) –  que saiu por uma porta do PL quando Bolsonaro entrou pela outra –,  pensa que o Brasil vai cansado de um presidente que levou o país pra uma situação de pobreza e miséria.

— Um país em que não dá mais pra comprar o gás, pagar a energia, colocar comida na mesa. Um país  em que as pessoas estão tendo que deixar o carro em casa porque não podem mais pagar a gasolina –, alfineta o amazonense.

Ninguém aguenta mais

Ramos adverte que não há quem resista a um país com 15 milhões de desempregados.

— São  20 milhões com fome e inflação a 30% nos produtos essenciais. Quem aguenta?

Voto na democracia

O deputado estadual serafim Corrêa (PSB), considerado um dos políticos de bom senso da Assembleia Legislativa,  acredita que o povo cansou e vai votar pela democracia em 2022.

— No meu entender o povo brasileiro cansou do negacionismo e da postura do presidente. É isso terá consequências eleitorais contra ele!

Muito raso

O deputado Dermilson Chagas, que já foi “cão de guarda” de Bolsonaro mas hoje ‘nem tanto’, também, faz uma abordagem muito superficial sobre o cenário político para a as eleições presidenciais do ano que chega. Como se quisesse evitar críticas mais contundentes ao presidente.

Meias palavras

Perguntado se está havendo muito “negacionismo”e “omissão irresponsável” do mandatário do país  – como  no caso da tragédia baiana –,o parlamentar se limita a responder:

— Demais, omissões constantes! – responde, como se evitasse criticar o presidente.

Democracia inabalável

Mas Dermilson acredita que o maior peso será a economia. O eleitor vai escolher a melhor proposta. Aquela , que reduza o custo de vida, energia, combustível e gere emprego.

—  A população sabe que democracia em nenhum momento foi abalada. Vivemos um momento de bravatas! O Brasil pela sua importância e grandeza não cabe uma ruptura!

Causador de miséria

O deputado Federal Zé Ricardo (PT-AM), não poderia ser diferente, taca-lhe o pau no governo de Jair. Para o petista, em 2022 é um ano decisivo. O país precisa, através das urnas, retomar um foco de desenvolvimento e inclusão  social.

— Coisa impossível no atual governo que não investe na geração de emprego. É o causador de miséria, da volta da fome! –, avusa Zé.

Problemas mentais

Zé Ricardo analisa que merecia um grande estudo saber por que alguns te brigaram para colocar Bolsonaro no poder e hoje se arrependem e já querem descartar o presidente.

—  A figura do presidente é o que sempre foi: Alguém totalmente despreparado, sem condições, realmente  com problemas mentais, mas alguém botou, alguém o colocou lá.

Violento e mal-educado

O deputado do PT questiona ainda por quê , diante de todo esse quadro, ainda tem gente defendendo Bolsonaro, mesmo sabendo o mal que ele faz para o Brasil.

— É bom estudar isso. Por que apoiam se percebem claramente essas  atitudes extremas, ignorantes, violentas e mal-educadas na figura do presidente!

Primeiro o meu

O deputado  Delegado Pablo (PDSL-AM) que já era Bolsonaro “desde pequenininho”, depois do aumento que o presidente deu aos policiais federais promete apoio eterno”.

Prioridade do Jair

Pablo, que integra a bancada da PF (composta de sete delegados-deputados) , usa o mesmo argumento de deus colegas dizendo que “cada governo tem as suas prioridades”.

Medo da esquerda

O Exército e a PF estão entre as prioridades do ex-capitão.

“Se a esquerda voltar ao poder, não teremos nada. Nem os militares. Eles vão colocar tudo (recursos do Orçamento) em políticas sociais. Foi assim nos governos do Fernando Henrique e do Lula. Cada governo tem sua linha de atuação”.

Apertem os cintos

Os amazonenses devem enfrentar também contratempos como voos alterados ou cancelados, em Manaus, por conta do avanço da variante Ômicron pelo país.

Dinheiro de volta

Portanto, é importante saber que os passageiros que tiveram voos cancelados entre 19 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021 em voos domésticos devem ser reembolsados em até 12 meses.

Esse prazo deve contado da data em que ocorreria a viagem. Para voos internacionais, o prazo é até 31 de março de 2022.

ÚLTIMA HORA

Fausto Júnior volta à carga e ingressa com queixa crime contra Omar Aziz no STF

O deputado Fausto diz que as acusações são graves e Aziz deve responder pelo crime de calúnia

O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM) não desiste. Ele ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma queixa-crime contra o ex-presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM).  Na petição, o deputado afirma que Aziz usou a CPI para acusá-lo indevidamente de ter envolvimento com corrupção no Amazonas, onde eles são adversários políticos. Ainda de acordo com a queixa-crime, Aziz também acusou de corrupção a mãe do deputado, que é conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

O deputado estadual afirma que as acusações são graves e sem fundamento e que, por isso, Aziz deve responder pelo crime de calúnia. Ele pede ainda indenização por danos morais causados a ele e a familiares citados na CPI da Covid-19. Para Fausto Júnior, Aziz tentou se aproveitar da "privilegiada tribuna" da CPI para tentar atingir adversários, entre eles o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

ORGULHO

O modelo e ator Paing Takhon foi condenado a três anos de prisão por se manifestar durante protestos em Mianmar, na mesma semana em que foi eleito o “Rosto Mais Bonito do Mundo” de 2021” pelo site de entretenimento TC Candler. A eleição coincidiu com a sentença de prisão  nesta semana por seu apoio aos protestos anti-golpe em Mianmar no início deste ano. Ele ficou a frente até mesmo do ator Jason Momoa, o ‘Aquaman’, e do Superman, Henry Cavill. Paing Takhon foi preso em abril, após seu apoio público aos manifestantes nas redes sociais. Ele foi condenado a três anos de prisão com trabalhos forçados, de acordo com sua equipe jurídica do ator.

VERGONHA

A facilidade de usar o PIX – criado pelo Banco Central do Brasil no final de 2020 –,se tornou uma arma para quadrilhas e bandidos, que usam do sequestro-relâmpago e também do roubo e furto de celulares para ter acesso aos aplicativos bancários e fazer as transferências pelo PIX. Segundo dados dos órgãos de Segurança Pública, houve aumento no estado de 39,1% nessa modalidade de sequestro entre janeiro a julho deste ano. Os registros de roubos de celulares tiveram aumento de 47% em maio de 2021, em comparação ao mesmo mês de 2020. Só na capital paulista, a SSP registrou 7.541 roubos em apenas um mês.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes