Uma pesquisa realizada pela Atlas Intel e divulgada nesta terça-feira, 6, revelou que o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) é o político mais impopular do Brasil. Segundo o levantamento, Moro é seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma lista que evidencia a insatisfação do público.
De acordo com os resultados, 65% dos entrevistados têm uma imagem negativa de Moro, enquanto o índice de desaprovação para Arthur Lira é de 62%. A pesquisa, que ouviu 7.405 pessoas entre 28 e 31 de janeiro, tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Cassação à vista
Entre os 17 nomes apresentados aos entrevistados, o de Moro foi o pior avaliado.
O ex-juiz da Lava-Jato está com o mandato parlamentar sob risco em razão de ações na Justiça Eleitoral que podem resultar na sua cassação.
Abuso de poder
Analistas políticos não descartam a possibilidade de que o mandato de Moro seja cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em breve.
*
O ex-juiz é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante sua campanha para o Senado.
Nana, nina, não capitão!
O deputado federal de extrema direita, Alberto neto (PL-AM) vem se insinuando de todas as formas que é o nome do ex-presidente Bolsonaro para prefeito de Manaus.
No entanto, o Jair (que já foi) não confirma nadica de nada.
Puxada do arromba
Olha que, no fim de semana, Alberto caprichou na puxada de saco ao passar o fim de semana com o imbrochável. Tirou foto com um sorriso que ia de ponta a ponta da orelha, colocou camiseta rajada, postou vídeo, comeu franguinho com a mão...
*
Mas... em nenhum momento o inelegível declarou apoio ao milico do Amazonas.
Muro da vergonha
Pelo andar da carruagem, Bolsonaro se manterá em cima do muro para não magoar outro compadre, o coronel Menezes que também se diz “ candidato do capitão”.
Greve de ônibus
Advertindo que “não está tudo bem em Manaus”, como o prefeito David Almeida (Avante) vem dizendo, o vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) alertou., nesta quarta-feira (7), da tribuna da Câmara Municipal, que a cidade poderá ser surpreendida nas próximas hora por uma paralisação de ônibus.
— Os rodoviários podem fazer uma paralisação nesta quinta-feira (8), caso não recebam seus vencimentos ם, avisou o parlamentar comunista.
E o salário, ó!
Jaildo relatou que os trabalhadores do transporte estão cobertas de razão e vêm sofrendo em silêncio, massacrados por constantes atrasos nos pagamentos dos salários e da falta de compromisso e respeito com os profissionais.
*
— Os salários atrasam. Eles chegam 3h da madrugada nas garagens, todos os dias, trabalham nesse sol escaldante de Manaus, e ainda tem que lidar com atraso de salário?
Banheiro multigênero
O vereador do PCdoB não parou por aí.
Ele denunciou da tribuna que os terminais de linha nos bairros precisam urgente de reformasse “mulheres estão dividindo o banheiro com os homens, isso é inadmissível”.
— Não sei, de fato, a qual a cidade o prefeito se referiu quando disse que está tudo bem – cutucou o vereador.
Dinheiro tem
Sobre as obras nos terminais, Jaildo observou que há recursos destinados para isso.
— Inclusive por mim por meio de emendas, para que essas obras sejam feitas.
Jovem Bilíngue
O governador Wilson Lima abriu o ano letivo levando boas novas à Educação: a ampliação da oferta do ensino bilíngue na rede estadual de educação do Estado, com o início do projeto Jovem Bilíngue.
*
O objetivo é dar bolsas de estudo para mais de 1 mil alunos do Ensino Médio, e com mais uma escola da rede com o ensino português-francês.
Robótica
O Governador também inaugurou um dos 32 novos laboratórios de robótica.
Denominado Espaços Makers, os laboratórios foram entregues nesta quarta-feira (7) à rede estadual de ensino.
ÚLTIMA HORA
UEA é destaque em jornal da Universidade de Harvard
Pesquisas desenvolvidas por meio do Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram destaque em artigo da Harvard Gazette, o portal de notícias oficial da Universidade Harvard. O programa conta com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O material aborda a expedição do barco de pesquisa do ProQAS/AM “Roberto Santos Vieira”, que teve como um dos objetivos a análise da presença de mercúrio nas águas do Rio Negro, em setembro de 2023.
*
Ao longo de duas semanas, as equipes de Harvard e da UEA atuaram na coleta de amostras de água e sedimentos do rio, além de amostras do solo e peixes.A expedição foi nomeada Campanha Oxiouuwi, que significa preto na língua indígena Yanomami.
ORGULHO
O craque brasileiro, Vini Jr., de apenas 23 anos, foi nomeado embaixador da boa vontade para a Educação para Todos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Vini Jr. recebeu uma camiseta azul marinho das mãos da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, em cerimônia celebrada no campo de treinamentos do Real Madrid.
— Essa nomeação é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida –, disse o jogador nas redes sociais. Ele é o segundo brasiliero a receber esse título, o primeiro foi o Rei Pelé.
VERGONHA
Longe dos campos, o jogador Neymar – que não ganhou nada até hoje, a não ser dinheiro –, continua ostentando. Completou 32 anos com uma festa privada em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, onde chamou a atenção com um look com aplicação de flores coloridas e um tênis amarelo da grife Louis Vuitton, que custa cerca de 12.000 reais. A festa foi realizada na mansão do ex-jogador Emerson Sheik, alugada por Neymar para a comemoração. Ostentar, ele sabe fazer muito bem, agora, jogar bola...