Ir para o conteúdo

Dito & Feito: ELEIÇÃO EM MANAUS DIVIDE A EXTREMA DIREITA

Roberto Cidade, com o coronel Menezes de vice, vai papar votos bolsonaristas do capitão Alberto

Charge de Mário Adolfo

A muleta de Jair Bolsonaro aos candidatos a prefeito de Manaus mas prejudica que ajuda.

Por enquanto, a corrida eleitoral tem uma dissolução de votos entre candidatos que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição passada. Ao menos foi o que apontou a  pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado, 27, apontando que o prefeito, David Almeida (Avante), tem 23% das intenções de voto, enquanto Capitão Alberto Neto (PL) tem 21,9% e Amom Mandel (Cidadania) 21,3%.

O pré-candidato de extrema direita, Alberto Neto (PL) – aquele que votou contra a Zona Franca –, era pra reinar absoluto na carona do imbrochável. Porém,  inteligentemente, o pré-candidato Roberto Cidade (UB) lançou o ex-compadre de Bolsonaro, coronel Menezes, que também é de extrema direita e, com certeza, vai chupar alguns votos do desafeto Alberto, já que foi abandonado pelo ex-presidente mais continua bolsonarista de carteirinha.

Bolsonaro “porraqui”

Aliás, andam dizendo por aí que Bolsonaro está “porraqui” com o governador Wilson Lima.

O motivo da divergência é que havia um acordo entre os dois para indicar apenas um candidato para o pleito deste ano.

Acordo fake

No entanto, nenhum dos dois cumpriu o acordo.

Wilson indicou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, que aparece com 14%, tecnicamente empatado com Marcelo Ramos (PT), que tem 14,3% das intenções de voto.

*

Bolsonaro, por sua vez, apoia o deputado federal Capitão Alberto Neto, que deu uma rasteira em Menezes conseguiu seduzir o compadre do coronel.

A arte de trair

Mas, como dizem que política é arte de trair, está tudo certo.

Quem e se for para o segundo turno – ou Cidade ou Alberto – , com certeza, terá o apoio de Wilson e de Jair. Isto é, se for de extrema direita.

O pupilo do Valdemar

Nos bastidores, integrantes do União Brasil tentaram trabalhar pela retirada de candidatura de Alberto Neto.

Mas a iniciativa acabou frustrada.

*

Nem o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, nem Bolsonaro cogitam neste momento retirar o apoio ao capitão, defensor do armamento da população.

Vice de Amom é mulher

Amom apresenta sua vice: Nancy Segadilha, ativista da causa de PcDs

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) surpreendeu outra vez.

Anunciou, nessa terça-feira (30/7), o nome de Nancy Segadilha (Cidadania) como vice na chapa para disputar a Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas.

*

Amom Mandel é diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), e Nancy, tetraplégica. Ela também atua pela causa das pessoas com deficiência (PcDs).

Quem é ela

Nancy Segadilha é advogada e foi presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas.

“Marcelo, o mais preparado”

O presidente estadual do  Partido Democrático Trabalhista (PDT), Luiz Castro, pré-candidato a vereador, disse que  Marcelo Ramos é o candidato mais preparado para governar Manaus e enfrentar os adversários na eleição de 2024.

Luiz Castro: O PDT de Brizola e Jefferson Peres está com Marcelo Ramos

PDT vai de Marcelo

A declaração foi feita na convenção do (PDT) realizou, na noite desta terça-feira (30/7), convenção que oficializou o apoio à candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus. O PDT  anunciou também uma chapa completa com 42 candidatos a vereador.

*

— Me sinto tão honrado de receber o apoio desse partido que preserva e perpetua a voz de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e carrega o legado de Jefferson Peres.

Forjado na luta


Luiz Castro reconheceu que Marcelo é “forjado na luta e  “sabe como enfrentar os desafios”.

— Tem habilidade política. Conhece Brasília e sabe onde buscar recursos para Manaus.

*

Castro reforçou que o petista vai abrir as portas do governo federal e trazer os investimentos que Manaus precisa.

— É uma honra tê-lo conosco e estaremos juntos para elegê-lo prefeito.

Mion mau caráter

Marcos Mion no traço de Amarildo

O bolsonarista Marcos Mion culpou o presidente Lula pelas derrotas que o Brasil vem sofrendo nas disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris.

*

Milhares de pessoas rebateram o apresentador e destacaram que é impossível formar um atleta olímpico em 1 ano e meio.

Se faz de leso

Mion se faz de leso, mas foi o seu “mito” Bolsonaro que cortou o bolsa atleta e  extinguiu o Ministério dos Esportes em 2018 e que a pasta só voltou a ser criada em 2022 com o retorno de Lula.

Internautas reagem

“Pare de passar vergonha, cara! O seu ‘minto’ cortou o bolsa atleta e extinguiu o Ministério dos Esportes. O Lula agora retornou o benefício!”, relembrou Denise Mueller.

*

“Eu posso estar errado, mas, quando Bolsonaro acabou com o Ministério do esporte, Marcos Mion fez algum tipo de manifestação? Caso tenha feito, ótimo”, ponderou um internauta identificado apenas como Thiago.V

Aposentadoria aos 55 anos

A nova política de aposentadoria aos 55 anos oferece opções diversificadas para os trabalhadores.

*

Agora, é possível se aposentar tanto pelo tempo de contribuição quanto pelo sistema de pontos, sem a rigidez da idade mínima.

Depois da reforma

Para os trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho após a reforma da Previdência de 2019, as novas regras pré-determinam entre 15 a 25 anos de contribuição, variando conforme a faixa etária do trabalhador entre 55 e 60 anos.

Antes da reforma

Para aqueles que já estavam empregados antes da reforma, foram estabelecidas regras de transição baseadas na combinação de idade e tempo de contribuição.

ÚLTIMA HORA

GOLPE  DA CONFIRMAÇÃO DE COMPRA – Saiba o que é e como evitar

Entre os inúmeros golpes envolvendo falsas centrais de atendimento de bancos, há o golpe que pede a confirmação de uma suposta compra, também chamado de "golpe do 0800? ou "golpe do falso funcionário".

Em uma ligação ou mensagem de texto, golpistas pedem que o cliente de um banco confirme uma compra em determinada loja. A vítima suspeita da compra, que normalmente é apresentada pelos criminosos como sendo de alto valor. Assim, a vítima é levada a pedir para ser redirecionada para um falso atendente do banco, que supostamente irá resolver o problema.

*

Tanto a compra como a central de atendimento são falsas.  importante sempre desconfiar de ligações ou mensagens que aparentam ser de instituições financeiras. Ao receber uma ligação, desligue e entre em contato com o número oficial da instituição ou com seu gerente. Só siga instruções por meios oficiais.

ORGULHO

Ana Luisa Promete: em quatro anos vou estar na Olimpíada

Ana Luísa Sales, uma menininha carioca de 11 anos, prometeu que no prazo de quatro anos vai estar na Olimpíada. Luísa é ginasta e se emocionou com

bronze das atletas da ginástica nas Olimpíadas de Paris.

— Daqui a 4 anos, provavelmente vocês vão me ver nas Olimpíadas de Los Angeles. Provavelmente’ porque a ginástica nos Jogos só pode a partir dos 16 anos –, diz Ana Luísa, que se inspira em Rebeca Andrade.

VERGONHA

Carlos Vitor Guimarães: O carinho dos familiares ao sair da prisão


Após passar um ano e cinco meses preso injustamente, o trancista Carlos Vítor Guimarães, de 24 anos, deixou a prisão na última semana. Preso por erro em reconhecimento por foto, o jovem negro teve a soltura determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ele deixou o presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, na última quinta-feira (25/7). Com a decisão, o jovem fica absolvido sumariamente das acusações, que o associavam a um caso de roubo de carga. Para o jovem, a notícia de que finalmente voltaria para casa foi quase inacreditável.

OUTRAS PALAVRAS

“SEMPRE OUVI DIZER QUE D. PEDRO I ERA SAFADO COM AS MULHERES, MAS NÃO COM O PAÍS!”, Dercy Gonçalves
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes