A muleta de Jair Bolsonaro aos candidatos a prefeito de Manaus mas prejudica que ajuda.
Por enquanto, a corrida eleitoral tem uma dissolução de votos entre candidatos que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição passada. Ao menos foi o que apontou a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado, 27, apontando que o prefeito, David Almeida (Avante), tem 23% das intenções de voto, enquanto Capitão Alberto Neto (PL) tem 21,9% e Amom Mandel (Cidadania) 21,3%.
O pré-candidato de extrema direita, Alberto Neto (PL) – aquele que votou contra a Zona Franca –, era pra reinar absoluto na carona do imbrochável. Porém, inteligentemente, o pré-candidato Roberto Cidade (UB) lançou o ex-compadre de Bolsonaro, coronel Menezes, que também é de extrema direita e, com certeza, vai chupar alguns votos do desafeto Alberto, já que foi abandonado pelo ex-presidente mais continua bolsonarista de carteirinha.
Bolsonaro “porraqui”
Aliás, andam dizendo por aí que Bolsonaro está “porraqui” com o governador Wilson Lima.
O motivo da divergência é que havia um acordo entre os dois para indicar apenas um candidato para o pleito deste ano.
Acordo fake
No entanto, nenhum dos dois cumpriu o acordo.
Wilson indicou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, que aparece com 14%, tecnicamente empatado com Marcelo Ramos (PT), que tem 14,3% das intenções de voto.
*
Bolsonaro, por sua vez, apoia o deputado federal Capitão Alberto Neto, que deu uma rasteira em Menezes conseguiu seduzir o compadre do coronel.
A arte de trair
Mas, como dizem que política é arte de trair, está tudo certo.
Quem e se for para o segundo turno – ou Cidade ou Alberto – , com certeza, terá o apoio de Wilson e de Jair. Isto é, se for de extrema direita.
O pupilo do Valdemar
Nos bastidores, integrantes do União Brasil tentaram trabalhar pela retirada de candidatura de Alberto Neto.
Mas a iniciativa acabou frustrada.
*
Nem o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, nem Bolsonaro cogitam neste momento retirar o apoio ao capitão, defensor do armamento da população.
Vice de Amom é mulher
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) surpreendeu outra vez.
Anunciou, nessa terça-feira (30/7), o nome de Nancy Segadilha (Cidadania) como vice na chapa para disputar a Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas.
*
Amom Mandel é diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), e Nancy, tetraplégica. Ela também atua pela causa das pessoas com deficiência (PcDs).
Quem é ela
Nancy Segadilha é advogada e foi presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas.
“Marcelo, o mais preparado”
O presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Luiz Castro, pré-candidato a vereador, disse que Marcelo Ramos é o candidato mais preparado para governar Manaus e enfrentar os adversários na eleição de 2024.
PDT vai de Marcelo
A declaração foi feita na convenção do (PDT) realizou, na noite desta terça-feira (30/7), convenção que oficializou o apoio à candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus. O PDT anunciou também uma chapa completa com 42 candidatos a vereador.
*
— Me sinto tão honrado de receber o apoio desse partido que preserva e perpetua a voz de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e carrega o legado de Jefferson Peres.
Forjado na luta
Luiz Castro reconheceu que Marcelo é “forjado na luta e “sabe como enfrentar os desafios”.
— Tem habilidade política. Conhece Brasília e sabe onde buscar recursos para Manaus.
*
Castro reforçou que o petista vai abrir as portas do governo federal e trazer os investimentos que Manaus precisa.
— É uma honra tê-lo conosco e estaremos juntos para elegê-lo prefeito.
Mion mau caráter
O bolsonarista Marcos Mion culpou o presidente Lula pelas derrotas que o Brasil vem sofrendo nas disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris.
*
Milhares de pessoas rebateram o apresentador e destacaram que é impossível formar um atleta olímpico em 1 ano e meio.
Se faz de leso
Mion se faz de leso, mas foi o seu “mito” Bolsonaro que cortou o bolsa atleta e extinguiu o Ministério dos Esportes em 2018 e que a pasta só voltou a ser criada em 2022 com o retorno de Lula.
Internautas reagem
“Pare de passar vergonha, cara! O seu ‘minto’ cortou o bolsa atleta e extinguiu o Ministério dos Esportes. O Lula agora retornou o benefício!”, relembrou Denise Mueller.
*
“Eu posso estar errado, mas, quando Bolsonaro acabou com o Ministério do esporte, Marcos Mion fez algum tipo de manifestação? Caso tenha feito, ótimo”, ponderou um internauta identificado apenas como Thiago.V
Aposentadoria aos 55 anos
A nova política de aposentadoria aos 55 anos oferece opções diversificadas para os trabalhadores.
*
Agora, é possível se aposentar tanto pelo tempo de contribuição quanto pelo sistema de pontos, sem a rigidez da idade mínima.
Depois da reforma
Para os trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho após a reforma da Previdência de 2019, as novas regras pré-determinam entre 15 a 25 anos de contribuição, variando conforme a faixa etária do trabalhador entre 55 e 60 anos.
Antes da reforma
Para aqueles que já estavam empregados antes da reforma, foram estabelecidas regras de transição baseadas na combinação de idade e tempo de contribuição.
ÚLTIMA HORA
GOLPE DA CONFIRMAÇÃO DE COMPRA – Saiba o que é e como evitar
Entre os inúmeros golpes envolvendo falsas centrais de atendimento de bancos, há o golpe que pede a confirmação de uma suposta compra, também chamado de "golpe do 0800? ou "golpe do falso funcionário".
Em uma ligação ou mensagem de texto, golpistas pedem que o cliente de um banco confirme uma compra em determinada loja. A vítima suspeita da compra, que normalmente é apresentada pelos criminosos como sendo de alto valor. Assim, a vítima é levada a pedir para ser redirecionada para um falso atendente do banco, que supostamente irá resolver o problema.
*
Tanto a compra como a central de atendimento são falsas. importante sempre desconfiar de ligações ou mensagens que aparentam ser de instituições financeiras. Ao receber uma ligação, desligue e entre em contato com o número oficial da instituição ou com seu gerente. Só siga instruções por meios oficiais.
ORGULHO
Ana Luísa Sales, uma menininha carioca de 11 anos, prometeu que no prazo de quatro anos vai estar na Olimpíada. Luísa é ginasta e se emocionou com
bronze das atletas da ginástica nas Olimpíadas de Paris.
— Daqui a 4 anos, provavelmente vocês vão me ver nas Olimpíadas de Los Angeles. Provavelmente’ porque a ginástica nos Jogos só pode a partir dos 16 anos –, diz Ana Luísa, que se inspira em Rebeca Andrade.
VERGONHA
Após passar um ano e cinco meses preso injustamente, o trancista Carlos Vítor Guimarães, de 24 anos, deixou a prisão na última semana. Preso por erro em reconhecimento por foto, o jovem negro teve a soltura determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ele deixou o presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, na última quinta-feira (25/7). Com a decisão, o jovem fica absolvido sumariamente das acusações, que o associavam a um caso de roubo de carga. Para o jovem, a notícia de que finalmente voltaria para casa foi quase inacreditável.
OUTRAS PALAVRAS
“SEMPRE OUVI DIZER QUE D. PEDRO I ERA SAFADO COM AS MULHERES, MAS NÃO COM O PAÍS!”, Dercy Gonçalves