Em sessão da Assembleia Nacional da França, deputados criticaram severamente a carne do Mercosul, em especial do Brasil, durante uma votação simbólica sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
O produto foi descrito como "lixo" pelo deputado Vincent Trébuchet (UDR), que destacou preocupações com a rastreabilidade e normas sanitárias.
O parlamentar francês acusou o Brasil de não cumprir os padrões exigidos pela União Europeia e alegou que o uso de hormônios de crescimento e antibióticos no país compromete a qualidade do alimento.
— A realidade é que nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo –, disse o deputado Vincent Trébuchet (UDR), conforme discurso transmitido pelo site oficial da assembleia.
.
Pegou pesado
Trébuchet fez acusações graves contra a proteína do Mercosul.
— Agora, todos os franceses estão pagando um preço e verão despejar em seus pratos carnes cheias de hormônios de crescimento, produzidas em países onde a rastreabilidade continua sendo um conceito vago.
Brasil reage
O embate ocorre em meio a tensões entre empresas francesas e o setor agrícola brasileiro.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou medidas contra acusações envolvendo a qualidade de seus produtos, incluindo ações direcionadas ao Carrefour e outras companhias francesas.
*
As críticas refletem a crescente resistência ao acordo comercial, que enfrenta obstáculos tanto políticos quanto econômicos.
Deu ruim, Heleno!
O inquérito da Polícia Federal (PF) sobre a trama golpista, divulgado nesta terça-feira (26), mostra como o General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), desempenhou o papel de um "líder estratégico" na tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A serviço do mal
O documento afirma que Heleno se destaca como "uma das figuras mais influentes do esquema", e esteve diretamente envolvido na articulação de medidas para "desacreditar o sistema eleitoral, planejar a ruptura institucional e preparar a estrutura pós-golpe, que seria liderada por ele e outros militares de alta patente".
Estrategista do golpe
O inquérito também destaca documentos relevantes que comprovam o papel de liderança de Heleno na trama golpista.
A minuta do Gabinete de Crise, por exemplo, foi na residência do general. O documento detalhava a estrutura do gabinete golpista, suas funções e diretrizes.
Organograma do golpe
De acordo com o organograma do golpe (cópia original abaixo), depois do “líder máximo” Bolsonaro, que mandava era Augusto Heleno, o “estrategista do golpe”.
"Essa documentação comprova o papel de liderança do general e sua adesão às ideias radicais do grupo", afirma a PF.
Flávio ameaça Moraes
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu, na terça-feira (26/11), que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sofra as consequências por ações consideradas abusivas pela direita.
*
A declaração de um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreu no plenário do Senado Federal durante pronunciamentos dos parlamentares.
O que ele disse
— Nunca vi ninguém que faz o que Alexandre de Moraes está fazendo no mundo, que, em determinado tempo, não vá sofrer as consequências pelas ilegalidades, arbitrariedades e abusos que cometeu –, atacou Flávio.
Cuspiu pra cima
O senador de extrema-direita, que “se acha” por ser filho de um ex-presidente, está cuspindo pra cima.
Se o ministro do STF que tenta cumprir a lei e punir golpista e aqueles que queriam matar o presidente Lula será punido pela lei do universo, imagina ele e o pai dele, hein?
Zona Azul
O engenheiro de trânsito, Manoel Paiva Manoel Paiva defende que a chamada Zona Azul para a regulamentação e o controle de estacionamentos em áreas comerciais, principalmente a do Centro de Manaus.
— É fundamentais para organizar o espaço urbano e estimular a rotatividade de vagas – disse ele em entrevista ao Divergente.
Revitalização do Centro
No entanto, Paiva alerta que só isso não basta.
É necessário ações urgentes de revitalização para recuperar o Centro de Manaus e atrair mais pessoas à região.
*
— Nos centros comerciais com grande demanda, a rotatividade das vagas é essencial. Isso multiplica as oportunidades de estacionamento, facilita o acesso de quem realmente precisa e dinamiza o comércio local.
Barco hospital
O deputado estadual Roberto Cidade (UB) vai destinar recursos oriundos de suas emendas parlamentares para ajudar a financiar as atividades do Barco Hospital São João XXIII, que será inaugurado em dezembro.
Acesso à Saúde
O anúncio foi feito da tribuna pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
— Nosso Estado tem dimensões continentais e, muitas vezes, a população enfrenta muitas dificuldades para conseguir esse acesso à saúde, aos atendimentos
Básicos –, afirmou.
Nego Di em liberdade
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade provisória a Dilson Alves da Silva Neto, mais conhecido como Nego Di, nesta quarta-feira (27/11).
Ele deve ficar em liberdade até o julgamento do mérito de habeas corpus.
Estelionato e prisão
Nego Di foi preso no dia 17 de julho após uma investigação do Ministério Público sobre fraude em uma rifa virtual promovida pelo ex-BBB e que tinha um Porsche, avaliado em mais de R$ 500 mil, como prêmio.
*
Ele foi denunciado em 5 de setembro por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso.
Outro inelegível
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) pediu a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a cassação da chapa de Sandro Mabel (União Brasil) à Prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano.
*
Os dois são alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por abuso de poder político, pelo uso do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, em eventos de apoio à candidatura de Mabel.
ÚLTIMA HORA
Por 9 votos a 2, STF decide manter Robinho preso
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por nove votos a dois que Robinho continuará preso. O julgamento dos dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa dele foi concluído nesta terça-feira, 26.
O ex-jogador está desde março deste ano na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre a pena de nove anos por estupro cometido na Itália.
*
Todos os 11 ministros do Supremo votaram, e prevaleceu o voto do relator Luiz Fux. Além dele, também votaram por manter a prisão: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques. Já Gilmar Mendes e Dias Toffoli decidiram pela soltura do ex-jogador.
ORGULHO
A expectativa em torno do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, cresce à medida que o Brasil vislumbra a possibilidade de uma forte representação na cerimônia do Oscar de 2025. O longa-metragem destaca-se como uma promessa de reconhecimento para o país na categoria de Melhor Filme Internacional, além de abrir portas para Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva, na corrida por uma indicação a Melhor Atriz.
VERGONHA
Imagina uma pessoa ter vergonha da própria cara e tentar ficar parecido com outra? Pois este é o caso de Gleiciano Azevedo Junior, um influenciador digital que ganhou notoriedade ao modificar sua aparência para se parecer com uma celebridade. Ele investiu mais de R$ 100 mil em cirurgias plásticas para se tornar semelhante ao ator e galã de novelas, Cauã Reymond. Gleiciano passou por diversos procedimentos estéticos. As cirurgias incluíram modificações na maçã do rosto, mandíbula, queixo, orelhas e nariz. Ele também realizou implantes dentários e capilares para atingir a semelhança desejada com Cauã Reymond.
— Agora me sento 80% parecido com o Cauã, mas ainda busco alcançar 100% –, disse o cara de pau.
OUTRAS PALAVRAS
“O LULA É UM DIAMANTE BRUTO. É UM GÊNIO. AS PESSOAS QUE SUBESTIMAM O LULA SÃO IDIOTAS. ELE REALMENTE TEM UMA GRANDE CAPACIDADE, NÃO SÓ DE SE COMUNICAR, QUE É VISÍVEL, MAS DE ORGANIZAR AS COISAS. ELE FEZ UM BOM GOVERNO" (Delfim Netto)