Ir para o conteúdo

Dito & Feito: JUNTOS E EMBOLADOS – Às vésperas da eleição, candidato que vai disputar o 2º turno com David Almeida ainda está indefinido

Enquanto Roberto Cidade festeja que seu caminhão amarelo disparou, os marketeiros de Amom Mandel garantem que têm pesquisa interna que mantém o candidato em segundo

Charge de Mário Adolfo 

Quem vai disputar o segundo  turno da eleição para prefeito de Manaus com David Almeida?

Até o momento a resposta é incerta. Embora no fim de semana tenham espalhado uma onda de que Roberto Cidade  já teria deixado Amom Mandel (Cidadania)  comendo poeira, pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN) divulgada nesta segunda-feira (23) prova que não. Alberto e Amom estão empatados tecnicamente. De acordo com a quinta pesquisa contratada pelo Consórcio G6 – grupo composto pelos sites de notícia Portal do Mário Adolfo, Portal ÚNICO, BNC, Portal do Marcos Santos, Amazonas Atual e Blog do Hiel Levy –, o  prefeito David Almeida  se mantém firme nas intenções de votos na pesquisa estimulada, com 32,8%. Roberto Cidade vem em segundo, com 17,6%, empatado com Amom Mandel que tem 17,4%.  Alberto Neto é o  quarto colocado, com 12,9%. Marcelo Ramos tem 6,2%; Wilker Barreto aparece com 1,3% e Gilberto Vasconcelos foi citado por 0,4% dos entrevistados.

Com quem será?

Quer dizer, à exceção de David que está mais seguro no segundo turno do que papagaio no arame, o candidato que disputará o segundo turno ainda não está definido.

Amom está vivo

Enquanto Cidade festeja que seu caminhão amarelo disparou, os marketeiros de Amom Mandel (Cidadania) garantem  que têm pesquisa interna que mantém o candidato em segundo nas intenções de votos.

O imbrochável  vem aí

A coisa está tão embolada que a extrema-direita bolsonarista acredita que, quando imbrochável desembarcar em Manaus,  Alberto Neto vai deixar Roberto e Amom pra trás.

Sem babita de político

Enquanto isso, o staff de Cidade desandou a desacreditar a pesquisa do G6.

No entanto, é bom lembrar ao eleitor que a pesquisa do Ipen  é contratada e paga pelo consórcio dos seis blogs, não tem dinheiro de político ou de grupos interessados em manipular opiniões.

*

Quem duvidar, anote, guarde estes  números e confira quando as urnas começaram a falar.

Hospital do idoso

Marcelo Ramos (PT) está decidido a  construir o Hospital da Pessoa Idosa com atendimento especializado, apoio multidisciplinar e cuidado humanizado.

— Vamos cuidar de quem sempre cuidou de nós! –, disse o candidato a prefeito de Manaus.

Marcelo promete Hospital do Idoso: "cuidar de quem cuidou de nós"

Quem paga a obra

Marcelo já tem o projeto pronto e a fonte dos recursos para a obra e funcionamento da nova unidade de saúde na capital.
Ele  garante em programa de seu governo que a obra será construída com recursos do governo do presidente Lula.

Manutenção

E a manutenção e custeio do hospital serão feitas através de recursos do programa Proadi-SUS que é a contrapartida que os seis hospitais de excelência do Brasil têm que dar ao SUS por não pagar contribuição previdenciária patronal. explicou o candidato de Lula.

Assédio eleitoral

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra até esta quinta-feira (19) 319 denúncias de assédio eleitoral.

O número supera em mais de quatro vezes o total de 2022, quando 68 acusações foram registradas no primeiro turno das eleições.

*

Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT). Das mais de 300 denúncias, 265 são individuais, isto é, não houve repetição da queixa.

Só o Amapá escapa

Diferentes tipos de assédio foram listados pelo MPT.

Há ocorrências em todos os estados, com exceção do Amapá.

*

Os estados da Bahia, São Paulo, Paraíba, Goiás e Minas Gerais  lideram a lista de denúncias de assédio, com respectivamente 45, 40, 22, 20 e 19 casos.

Entenda

O assédio eleitoral se caracteriza como a prática de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento associados a um pleito eleitoral.

*

A prática tem  por objetivo de influenciar ou manipular o voto, apoio, orientação ou manifestação política de trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho.

É crime e dá cana

Além do MPT, o Ministério Público Eleitoral faz a apuração criminal.

Nesses casos, a prisão costuma ocorrer quando o acusado descumpre liminar ou sentença judicial.

Faça as malas

O presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, afirmou nesta segunda-feira (23) que os preços das passagens devem cair no fim do ano com a redução do querosene de aviação.

Combustível de avião

O combustível usado pelas aeronaves teve queda de 8,8% em setembro.

— O querosene da aviação tem caído 20% [nos últimos meses]. Nós estamos muito animados para a alta temporada agora.

Apertem os cintos

Segundo o presidente da Azul, demora de 30 a 45 dias para a empresa aérea repassar os reajustes nos valores ao consumidor.

— A gente tem sofrido há muitos anos com preço alto. Nós estamos muito animados por isso –, disse John.


ÚLTIMA HORA

2º Rock in Amazônia será realizado em Belém em 2025

Manaus 2016: Rock in Amazônia, espetáculo no coração da floresta

Derivado do Rock in Rio e do The Town, o  festival Amazônia para Sempre  acontecerá em Belém, cidade que receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em novembro de 2025.

O anúncio do novo projeto musical foi feito no sábado, 21, penúltimo dia do Rock in Rio, pela   organização do festival. s organizações de Rock in Rio e The Town prometem a realização de um show, de um artista internacional, em um palco flutuante, que será instalado no rio Guamá. Além desse show, no mesmo dia, a capital paraense receberá um espetáculo gratuito e aberto, com artistas regionais e nacionais.

*

O mesmo Amazonia Live foi realizado pela primeira vez em Manaus, em 2016, com um espetáculo sobre as águas do Rio Negro, que trouxe a Manaus o tenor Plácido Domingues,  que cantou com a Orquestra Sinfônica Amazonas. A cantora Ivete Sangalo e Andreas Kisser no maior palco flutuante do mundo.

ORGULHO

Ainda Estou Aqui: Fernada e Selton, a esperança do Brasil no Oscar

“Ainda Estou Aqui” é o filme  selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025. O longa-metragem, de Walter Salles,  retrata a trajetória de Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, após o desaparecimento do marido durante a ditadura militar no País.

Destaque no circuito de festivais realizado nos últimos meses, “Ainda Estou Aqui” era considerado a principal opção entre os filmes nacionais para ser levado à cerimônia de premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Com estreia nos cinemas nacionais marcada para o dia 7 de novembro, “Ainda Estou Aqui” traz no elenco Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que interpretam Eunice Paiva, e Selton Mello, como Rubens Paiva, pai de Marcelo, preso, torturado e morto no período da ditadura militar.

VERGONHA

Passageira bêbada entra em pânico é amarrada em voo da Azul

Uma passageira supostamente bêbada foi algemada e amarrada ao assento durante um voo da Azul Linhas Aéreas na última sexta-feira (22), após começar a gritar que o avião estava em chamas. O incidente ocorreu no voo A329 da Azul, que partia de Recife com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas. De acordo com imagens compartilhadas pela Newsflash, a mulher, que não foi identificada, causou grande alvoroço ao afirmar que o avião estava prestes a cair. A tripulação tentou acalmá-la enquanto ela resistia, afastando os comissários que tentavam conter seus movimentos com algemas.

OUTRA PALAVRAS

"NO BRASIL, LEI É  COMO VACINA. UMAS PEGAM, OUTRAS NÃO", Otto Lara Resende
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes