O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que não vai deixar por menos a acusação “leviana” do jornalista Alexandre Fernandes que o acusou de não ter tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid 19. O rumor começou na última sexta-feira (21), quando o senador testou positivo para a doença.
Segundo o jornalista, apesar de afirmar ter recebido todas as doses dos imunizantes, o nome de Aziz não aparece nos sistemas da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e do Distrito Federal.
O senador do Amazonas, que presidiu a CPI da Pandemia e ficou conhecido por defender a vacinação contra a Covid-19, jurou de pés juntos que vai processar o jornalista que no Twitter colocou em dúvida a sua vacinação. Aziz afirma que tomou as duas doses da vacina. Ele está assintomático, com uma leve coriza.
— Impressionante como as Fake News, as notícias falsas, se alastram tão rápido na internet –, comentou o senador amazonense, que ainda descreveu o sistema do Ministério da Saúde como "frágil e inconfiável".
Então, tá!
Ao saber da intenção do senador de passar o caso a limpo, Alexandre Fernandes retrucou:
— Quer processar alguém, processe o município de Manaus que não pontuou suas vacinas no sistema, Omar (sic) –, desafiou o continuou o jornalista.
Até o momento, Omar não divulgou publicamente seu comprovante de vacina.
Falsa e difamatória
Omar reclamou que Fernandes escreve o que quer, a partir de uma base de dados frágil e inconfiável do Ministério da Saúde, e muitas pessoas tiram como verdade.
— Ele agora – assim como quem ajudou a divulgar – vai responder na Justiça por espalhar informação falsa e difamatória.
Terra sem lei
A internet não é terra sem lei e o ônus da prova cabe a quem acusa.
— Eu poderia colocar print do meu cartão do ConecteSUS aqui e desmentir a internet não é terra sem lei –, rebateu Aziz também no Twitter.
Tijolo por tijolo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu mais um passo na tentativa de construir uma aliança de centro-esquerda. Foi se encontrar com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, do PSD.
Para onde vou?
A reunião aconteceu na última quarta-feira e vem no exato momento em que, dentro do partido presidido por Gilberto Kassab, começam as cobranças sobre o destino eleitoral da legenda.
É com esse que eu vou
Aliás, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab deu mais uma sinalização que o PSD pode abandonar o projeto de candidatura à Presidência da República e, consequentemente, apoiar Lula (PT) nas eleições de outubro.
Kassab afirmou que o silêncio do pré-candidato da sigla, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi combinado.
Seguem a estrela
Em relação à candidatura do presidente Lula, o cacique do PSD disse que tem companheiros de partido que defendem essa aliança, que são minoritários.
Aziz com Lula
Kassab citou nomes.
E garantiu que o senador Otto Alencar é aliado do PT na Bahia. O deputado (federal) Fábio Mitidieri é aliado em Sergipe. O senador Omar Aziz é aliado no Amazonas.
— São pessoas que ficariam felizes se houvesse essa aliança entre PSD e PT –, disse Kassab.
Olho na bomba
Entra em vigor dia 13 de março no Amazonas, a Lei Ordinária nº 5.785, que obriga os postos de gasolina em funcionamento no Estado a informarem ao Programa Estadual e Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) o valor cobrado pelo litro do combustível.
Chame o Procon
A partir de agora, os revendedores de combustível terão que informar o valor cobrado e atualizar, em tempo real, possíveis reajustes. Caberá ao Procon divulgar ao público as informações obtidas e utilizá-las para fiscalizar se as empresas estão, de fato, comercializando o produto no valor informado ao órgão.
Bola racista
O deputado José Ricardo (PT-AM) resolver colocar a coisa em pratos limpos. E colocou a boca no trombone para deixar claro que é falso que um projeto de lei de sua autoria pretende proibir a sinuca no Brasil por considerá-la um jogo racista, já que a bola branca é usada para encaçapar as de outras cores, como alegam posts nas redes.
Me erra!
O PL 4.674/2021 não existe, e Zé Ricardo, apontado como seu autor, negou que tenha apresentado proposta semelhante.
Fake bombou
Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (18) e também são disseminadas no Instagram e no Kwai.
A ver navios
Voos de Manaus para as cidades de Tefé, Coari, Tabatinga e Eirunepé podem deixar de existir se os investimentos direcionados à aviação regional forem extintos.
Isto porque em junho do ano passado, a Gol Linhas Aéreas comprou a MAP Transportes Aéreos e passará a investir mais nos slots nos horários de Congonhas, deixando os amazonenses a ver navios, já que não haverá mais aviões.
Apertem os cintos
O alerta foi feito pelo empresário Orsine Júnior. Ele acredita que a partir de agora a Gol vai direcionar mais recursos financeiros para pousar e decolar no aeroporto paulista. A situação, segundo ele, prejudicará a saída de voos de Manaus para municípios do interior do Estado.
— Caso não haja o investimento necessário, cidades com atividades turísticas em expansão tendem a ser prejudicadas e ficar isoladas, já que voos para essas localidades tendem a ser reduzidos ou até mesmo extintos – cutucou o empresário.
Almas gêmeas
Depois dizem que democracia não é interfere na economia. Mas tem tudo a ver, sim. A economia dos Estados Unidos, por exemplo, cresceu 5,7% em 2021, no governo de Joe Biden. Os números são do Gabinete de Análise Económica (BEA) do Departamento do Comércio norte-americano.
O maior PIB
Trata-se do maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos desde 1984, ano em que a economia norte-americana registou uma expansão de 7,2%.
Falastrão
Só para lembrar, com o arrogante Donald Trump, os EUA registraram uma queda de 3,4% em sua economia.
Sementes do amanhã
Através da Fundação Estadual do Índio (FEI), o governo do Amazonas entregou à Aldeia Beija-Flor, localizada no Município Rio Preto da Eva (distante 81 quilômetros de Manaus), 6 milhões de sementes de árvores.
Floresta viva
A entrega de sementes nativas da Amazônia faz parte do projeto “Missão 100 milhões de Sementes”, que vai ajudar a Aldeia Beija-Flor no trabalho de preservação da floresta e no replantio de áreas desmatadas.
Mirem-se no exemplo
A missão 100 “milhões de Sementes” foi criada pelo atleta paraquedista Luigi Cani e tem como objetivo desenvolver o reflorestamento nas partes degradadas do Amazonas, causada pela pecuária e agricultura.
ÚLTIMA HORA
A verdade venceu – Justiça arquiva caso do tríplex do Guarujá (SP) que diziam ser de Lula
A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, arquivou o caso do tríplex do Guarujá (SP) do ex-presidente Lula (foto).
Na decisão, a juíza reconhece que houve prescrição, uma vez que o prazo para réus com mais de 70 anos é reduzido pela metade.
“O Supremo Tribunal Federal declarou a incompetência territorial do Juízo da Seção Judiciária do Paraná para o processo e julgamento do nas ações penais, oportunidade em foi decretada a nulidade de todos os atos decisórios”, disse a magistrada.
Em dezembro passado, o Ministério Público Federal opinou pelo arquivamento por prescrição do processo citando a decisão do STF que anulou as condenações do petista e transferiu o caso para Justiça Federal de Brasília.
A procuradora Márcia Brandão Zollinger argumentou que, como Lula tem 76 anos, não há tempo para conclusão de novo processo, após anulação pelo STF.
No Twitter, Lula celebrou a decisão da Justiça e voltou a criticar o ex-juiz Sergio Moro, seu provável adversário nas eleições presidenciais deste ano, mas sem citá-lo nominalmente. "Juiz parcial. Condenação sem provas por 'ato indeterminado'. Perseguição política. Caso anulado e encerrado. A verdade venceu", postou o ex-presidente.
ORGULHO
Ryan O’Callaghan (foto), ex-jogador da NFL está dando bolsas de estudo para jovens que são abandonados pelas famílias, ou expulsos de casa após revelarem sua orientação sexual. Ryan viveu em um ambiente conservador, e sabe bem como é difícil se expor e ser você mesmo. Aposentado em 2011, seis anos mais tarde ele revelou ser homossexual e hoje ajuda jovens estudantes na mesma condição que sonham em ser atletas profissionais. No mesmo ano em que anunciou publicamente que é gay, ele criou a Ryan O’Callaghan Foundation, uma ONG sem fins lucrativos que inicialmente oferecia bolsas de estudo a esses jovens que gostam do esporte.
VERGONHA
Apesar do avanço do número de pessoas contaminadas pela Ômicron, em Manaus, que levou de volta o Amazonas à zona vermelha no mapa da Covid-19, as festas privadas continuam acontecendo na cidade, sem que seus organizadores respeitarem os protocolos de proteção contra a Covid-19. Por essas e outras, o Amazonas voltou à fase vermelha na transmissão do coronavírus, o que significa alto risco de contaminação. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alertou que a taxa atingiu 2,04, o que significa dizer que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas. Infelizmente a situação voltou ao patamar de março de 2021.