Ir para o conteúdo

Dito & Feito: O PACOTE DE MALDADES DE TRUMP – “Voltem para seu país de origem ou vamos deportá-los!”

O presidente americano está bloqueando processamento de vistos para 75 países, inclusive o Brasil, como parte de esforços do governo para combater a imigração ilegal

Charge de Mário Adolfo

Há um ano, quando retornava à Casa Branca, Donald Trump prometeu expulsar 1,4 milhão de imigrantes que seu antecessor,  Joe Biden, permitiu entrar nos Estados Unidos  temporariamente. Depois que Baden abriu a porteira, esses migrantes entraram no país por meio dos dois programas, criados pelo Democrata,  desde o início de 2023.

Trump não só cumpriu o que prometera no início de seu segundo mandato, como está sofisticando cada vez  mais seu pacote de maldade. Nesta quarta-feira (14), o presidente americano anunciou está bloqueando processamento de vistos para 75 países, inclusive o Brasil,  como parte de esforços do governo para combater a imigração ilegal. Além do Brasil, a medida vale para a  Rússia, Irã, Afeganistão, Somália e Iraque.

— Nossa mensagem é clara: voltem para seu país de origem ou vamos deportá-los –, publicou o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) no X, ao anunciar a eliminação do Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para a Somália.

21 de janeiro vem aí

A determinação de Trump avisa que a “pausa” nos vistos terá início em 21 de janeiro e seguirá indefinidamente até a pasta conduzir uma nova avaliação sobre os critérios para processamento de visto.

Repressão à imigração

O  Departamento de Estado dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (12) que revogou mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.

*

A extensão das revogações reflete a ampla repressão à imigração iniciada quando Trump retornou à Casa Branca, deportando um número sem precedentes de imigrantes, incluindo alguns portadores de vistos válidos.

Mofando nas prisões

Os tentáculos da repressão não se limita à deportação. De acordo com o Itamaraty, atualmente, há cerca de 60 mil imigrantes presos em centros de detenção.

*

Um  recorde segundo bancos de dados mantidos por pesquisadores e divulgados pela imprensa americana.

3 mil presos por dia

Quando Trump assumiu a Presidência, havia 39 mil detidos.

A meta do governo é prender 3 mil imigrantes por dia. m prisões americanas por problemas migratórios.

Brasileiros go home!

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar já registrado desde 2020, início da série histórica.

*

Só neste ano, 2.268 imigrantes do Brasil foram retirados do território norte-americano por decisão do governo Trump, segundo a Polícia Federal.

Maldade e loucura

Diante do quadro tenebroso do atual governo americano,  Barack Obama acusou Donald Trump de “imprudência, maldade e loucura”. O ex- presidente dos Estados Unidos disse que o país atravessa uma situação "bastante sombria". O democrata lamentou que o atual presidente esteja mais preocupado em fazer salões de baile do que em governar o país.

*

— É difícil saber por onde começar, porque todos os dias, esta Casa Branca nos presenteia com uma nova dose de ilegalidade, imprudência e maldade, pura loucura —, detonou Obama.

O povo quer saber

Quando o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis (Avante), vai responder aos questionamentos de que teria autorizado repasses que somam mais de R$ 252 mil a uma empresa ligada a uma servidora do  quadro funcional da CMM?

Memórias de dor

Janeiro de 2021: Bolsonaro debochando de vítimas da Covid-19 morrendo sem oxigênio

O amazonense não esqueceu a data de 14 de janeiro de 2021, mesmo sendo uma lembrança com dor.

Naquele dia, mais de 60 pessoas morreram em Manaus, devido à falta de oxigênio na pandemia Covid-19. E nesse momento, quando a extrema-direita morre de “peninha” do “sofrimento” de Jair Bolsonaro numa cela de luxo da Polícia Federal,  é de se perguntar:

*

— Por que o ex-presidente seus fanáticos seguidores não tiveram esse mesmo sentimento de compaixão  naquele triste 14 de janeiro?

Demônios vestidos de anjos

Nem só de ver Jesus subindo na Goiabeira vive Damares Alves (Republicanos-DF).

A senadora divulgou a lista com os nomes de igrejas e pastores investigados na CPMI que apura as fraudes no INSS.

*

No último domingo, Damares afirmou que a comissão parlamentar tem sofrido pressões de pessoas e instituições que buscam atrapalhar as investigações por terem identificado "grandes igrejas" e "grandes pastores" como parte dos desvios ilegais.

Ah, linguaruda!

A publicação ocorre após a parlamentar ser cobrada publicamente pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que a chamou de "linguaruda" por expor a ligação de religiosos com o esquema "sem dar nomes".

*

— A participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude no INSS me causa profundo desconforto e tristeza –, lamentou a santinha do pau ôco.

´

ÚLTIMA HORA

BOLSONARO, A PAPUDINHA TE ESPERA! – Reclamou tanto da cela da PF que Xandão resolveu mudar de prisão

O ministro Alexander de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja transferido para a Papudinha ainda nesta quinta-feira (15).

O ministro Alexander de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja transferido para a Papudinha ainda nesta quinta-feira (15).

Na decisão, Moraes afirma que o sistema penitenciário brasileiro é marcado por precariedade, mas destaca que Bolsonaro recebeu tratamento muito diferente daquele dado aos demais condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O ministro lista privilégios concedidos ao ex-presidente, como ar-condicionado, televisão, frigobar, banheiro privativo e protocolo especial para entrega de comida caseira.

*

Ele afirma que, mesmo nessas condições, houve uma “sistemática tentativa” de deslegitimar o cumprimento da pena, por meio de críticas públicas feitas por familiares e aliados de Bolsonaro. Moraes anexou na decisão vídeos e declarações dos filhos de Bolsonaro que, segundo ele, difundem informações falsas sobre supostas condições degradantes na cela.

ORGULHO

Luís Fonseca: reduzindo o desmatamento com a criação de gado

Mirem-se no exemplo do  veterinário Luís Fernando Laranja Fonseca no cargo de professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP). O cientista que trocou a USP pela Amazônia para criar fazendas de gado que ajudam a reduzir desmatamento na Amazônia. Fonseca tinha 35 anos quando se mudou com a esposa e um filho de apenas seis meses para Alta Floresta, uma pequena cidade no interior do Mato Grosso, na linha de frente do desmatamento. Seis anos depois ele fundou a Kaeté Investimentos, uma gestora focada em mobilizar fundos para negócios de impacto na região amazônica. Seu método começa com a recuperação de pastagens degradadas, áreas que já foram desmatadas e perderam sua fertilidade. Com a recuperação do solo preconizada por Fonseca, árvores são plantadas. E com o plantio de árvores, a sombra destas reduz o estresse térmico do gado no calor tropical, o que também contribui para que o animal ganhe peso mais rápido — diferente do gado exposto ao sol escaldante.

VERGONHA


De janeiro a setembro de 2025, mais de 2,7 mil mulheres sofreram esse tipo de crime. Outras 1.075 morreram vítimas de feminicídio. Os alarmantes números de feminicídio em 2025 revelam uma tragédia contínua no Brasil, exigindo que o tema da violência contra a mulher seja tratado com a máxima urgência.

Em meio ao aumento dos feminicídios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento firme em Pernambuco, direcionado especialmente aos homens.

Lula pediu uma mudança de postura masculina e defendeu a criação de “um grande movimento nacional contra os animais que batem e maltratam as mulheres”.

OUTRAS PALAVRAS


“A  LIBERDADE É DEFENDIDA COM DISCURSOS E ATACADA COM METRALHADORAS”, Carlos Drummond de Andrade

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes