Os pré-candidatos a prefeito de Manaus estão indo pro confronto pessoal e esquecendo o que mais interessa em uma eleição municipal: as pautas para a melhoria de vida da população.
Nesta terça-feira (11), Marcelo Ramos (PT) atacou um dos pontos mais nevrálgicos da cidade e que tem aparecido em todas as pesquisas: a insegurança no transporte público, onde os assaltos durante as viagens de ônibus crescem assustadoramente.
De acordo com o petista, os relatos dos usuários de transportes públicos são de medo e insegurança.
— A vida real é diferente da propaganda–, cutucou Marcelo em vídeo postado em suas redes sociais.
Crítica e solução
E disse o que quer fazer para mudar.
— Vamos garantir segurança com a guarda municipal nos terminais de ônibus e nas linhas mais perigosas; interligar as câmeras dos ônibus com as câmeras do Ciops.
Sonho meu
Em suas críticas a David Almeida, Marcelo diz que o prefeito quer passar a ideia de uma cidade que “só existe nos sonhos dele”.
— Onde tem guarda municipal por toda a parte. Onde os terminais são seguros e as pessoas não vivem assustadas dentro dos ônibus.
Sobrou pro Cidade
No vídeo o pré-candidato do PT cutuca Roberto Cidade (UB), o nome do governador Wilson Lima para prefeito.
— Já o presidente da Assembleia diz que vai resolver todos os males da segurança sendo que, como deputado, nunca colocou nenhum real para ajudar Manaus.
O que Cidade já falou
Por sua vez, Roberto Cidade também já atacou a segurança pública. Ele afirmou que uma de suas propostas é colocar 100% da Guarda Municipal armada. "Só vai acontecer se mudar de prefeito", disse em vídeo.
Cidade x David
Essa proposta, por sinal foi repelida pela Guarda Municipal da atual Prefeitura de Manaus, que disse não ser possível fazer isso com todo o efetivo. Cidade fez um react falando sobre isso, "O prefeito mandou seu secretário de Segurança criticar o meu compromisso. David, vamos parar de enrolação", cutucou Cidade.
Amazônia não é só árvores
O mundo olha muito a Amazônia pela copa das árvores e nem sempre consegue enxergar as suas verdadeiras raízes, que são as pessoas que vivem na região.
A declaração é do governador do Amazonas, Wilson Lima durante a abertura da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week.
*
Realizada em Manaus, a SW24 é promovida pelo BID Invest, instituição do Grupo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Choque de realidade
O governador disse que fica muito feliz todas as vezes que alguém vem ao Amazonas para entender, de fato, qual é a realidade e a complexidade de quem vive nessa região.
— Uma região que todo mundo ouve falar, que todo mundo fala sobre, mas que pouca gente tem conhecimento do que se passa por aqui”, pontuou o governador – disse Lima.
Estranho no ninho
O ator Reynaldo Gianecchini, que acaba de estrear a peça "Priscilla, A Rainha do Deserto", disse que seus depoimentos não foram bem recebidos por parte da comunidade, que interpretou o comportamento do ator como uma tentativa de se distanciar das pautas “queer.
*
A palavra queer, a princípio, era utilizada de maneira pejorativa para se referir a pessoas LGBTQIA+. Em tradução literal, “ao pé da letra”, ela significa “estranho”. Segundo a escritora, dramaturga e professora Helena Vieira.
Pansexual
A declaração de Gianecchini foi dada quando ele falava sobre sua relação com a comunidade LGBTQIA+, dentro da qual ele começava a se enxergar, como homem pansexual.
Expondo o medo
O ator disse que quando expôs seu medo de estar assumindo de verdade essa comunidade, não estava rejeitando essa parte.
*
— Só estava expondo uma fragilidade minha, a de que eu não conseguia falar ainda sobre isso nem me sentir à vontade –, disse o ator.
Psicopatia
O ex-proprietário do site O Antagonista, Diogo Mainardi, não está nada bem.
Depois do apagão na mídia – sumiço que nunca foi explicado –, ele reapareceu em um vídeo publicado em sua conta do X, antigo Twitter.
*
Com cara de doente, pálido, debilitado, e deixando claro que não diz mais nada com nada, ameaçou de morte o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Psicopatia 2
Mainardi que por muito tempo repetiu o bordão “Lula preso amanhã”, agora mudou o rumo dos ataques, com a loucura dos psicopatas.
— Agora estamos em uma fase completamente diferente que eu resumiria dizendo: Lula morto amanhã.
*
Segundo ele, “Lula vai morrer, vai ser enterrado e vai ser esquecido”.
Faz uma vaquinha, Dallagnol!
Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a condenação que obriga o ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado, Deltan Dallagnol, a pagar uma indenização de R$ 75 mil por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Carmen Lúcia negou
Em plenário virtual, os magistrados analisaram os recursos apresentados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e pelos advogados do ex-deputado contra a decisão da ministra Cármen Lúcia, que negou um pedido para anular a condenação.
Maldito PowerPoint
A indenização diz respeito a um arquivo de PowerPoint no qual Deltan apresentou uma denúncia contra o petista sobre o caso do triplex do Guarujá, durante uma coletiva de imprensa em 2016. Naquela ocasião, ele liderava a operação Lava Jato no Paraná.
ÚLTIMA HORA
PESQUISA EFICAZ – Com 28,5% das intenções de votos, Amon ultrapassa David Almeida, que agora tem 26,2%
O pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) cresceu e passou a liderar as intenções de voto com 28,5%. Ao menos é o que garante a pesquisa eleitoral do instituto Eficaz, divulgada pela assessoria do deputado federal nesta terça-feira (11/6).
Em segundo lugar, com 26,2% aparece o prefeito David Almeida, O dado novo, segundo a Eficaz, é que na pesquisa anterior David liderava com 27,1%.
O terceiro colocado é o candidato de extrema-direita, Alberto Neto (PL), que vem caindo, apesar o apoio do imbrochável Bolsonaro. Ele agora tem 14,4%. O quarto lugar está com Roberto Cidade (UB) com 7,1%, seguido por Marcelo Ramos (PT) com 4,5%. Wilker Barreto( Mobiliza) e Maria do Carmo Seffair (Novo) estão empatados com 2,2% das intenções e votos.
A pesquisa foi realizada no período de 5 a 8 de junho, entrevistou 808 eleitores e tem margem de erro de 3,5%.
ORGULHO
A brasileira Inah Canabarro Lucas é a freira mais velha do mundo. A gaúcha completou 116 anos este mês e foi reconhecida pela Igreja Católica e a LongeviQuest (LQ), organização que verifica pessoas longevas no planeta, como a religiosa mais idosa em atividade. Dedicada ao ensino, à comunidade e conhecida pela vitalidade e bom humor, a freira costuma dizer que o segredo da vida longa é a fé.
— Rezo o terço todos os dias por todas as pessoas do mundo inteiro –,, afirmou a freira brasileira, que é torcedora fanática do Internacional e guarda mil e um mimos do time do coração.
VERGONHA
Seres humanos – se é que podem ser chamados assim –, que parecem monstros existem todos os lugares do mundo. Uma mulher, acusada de esfaquear fatalmente um menino de três anos, junto a uma mercearia no Ohio, Estados Unidos, riu durante a sua última aparição em tribunal. Ao comparecer no tribunal com as mãos algemadas atrás das costas, Ellis pareceu resistir a um sorriso antes de sorrir várias vezes enquanto as acusações eram lidas, num momento captado em vídeo.
O comportamento inesperado aconteceu cerca de uma semana depois de Bianca Ellis, de 32 anos, ter atacado Julian Wood, provocando a sua morte, e ter, ainda, ferido a mãe do menino, Margot Wood. O pai da criança afirmou em tribunal que Bianca "lhe roubou tudo" ao matar o menino e pediu ao juiz para "fazer o possível para manter este monstro atrás das grades". Ellis enfrenta dez acusações, incluindo duas acusações de homicídio e duas acusações de tentativa de homicídio. O juiz indicou, esta segunda-feira (10), que a mulher poderá ser condenada à pena de morte.
OUTRAS PALAVRAS
“DEUS, PARA A FELICIDADE DO HOMEM, INVENTOU A FÉ E O AMOR. O DIABO, INVEJOSO, FEZ O HOMEM CONFUNDIR FÉ COM RELIGIÃO E AMOR COM CASAMENTO, Machado de Assis