Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PERRENGUE NA COP30 – Brasil choca o mundo com revelação que líderes mundiais ficarão em motéis e navios durante evento

As dificuldades logísticas começaram a surgir, principalmente no que se refere à hospedagem para os milhares de participantes esperados

Charge de Mário Adolfo.

A COP30 foi muito aguardada por ativistas e ambientalistas de todo o mundo, especialmente por ser um evento realizado em um local de extrema importância para o futuro do planeta: a Amazônia.

Entretanto, apesar do entusiasmo, as dificuldades logísticas começaram a surgir, principalmente no que se refere à hospedagem para os milhares de participantes esperados.

A questão dos custos altíssimos de hospedagem gerou uma série de discussões sobre a real viabilidade de garantir a inclusão de todos na conferência, como prometido pelo governo brasileiro.

Em sua última edição, a revista “Sociedade Militar” publicou que o governo do Brasil “choca o mundo com revelação que líderes mundiais ficarão em motéis e navios durante evento”.  COP30 será realizada na Amazônia com gastos do governo ultrapassando 1 bilhão de reais

Onde hospedar...

A expectativa em torno da COP30, conferência climática das Nações Unidas, é enorme, especialmente por ser o primeiro evento do tipo a ser realizado na Amazônia.

... esse povo todo?

No entanto, a preparação para sediar a cúpula tem enfrentado desafios inesperados, com alternativas criativas sendo propostas para acomodar os participantes em Belém, cidade escolhida como sede do evento.

Soluções inusitadas

De acordo com a publicação, com os  altos custos de hospedagem, o Brasil se vê obrigado a adotar soluções inusitadas para sediar a COP30, como transformar motéis e embarcações em alojamentos.

*

“O governo investe bilhões em infraestrutura para garantir o sucesso do evento, mas especialistas questionam se a pressão sobre a Amazônia pode comprometer os objetivos climáticos da conferência”.

Ditadura nunca mais

Enfim, uma decisão das mãos acertadas para varrer de ma vez no fantasma dos anos de chumbo.

O  Ministério Público Federal (MPF) fez uma solicitação às autoridades de Manaus e do estado do Amazonas para que sejam alterados os nomes de ruas, avenidas e prédios que homenageiam figuras ligadas à ditadura militar brasileira.

Memórias de sangue

A recomendação foi direcionada ao governo do estado, ao Comando Militar da Amazônia, à Assembleia Legislativa, à prefeitura de Manaus e à Câmara Municipal.

De acordo com o MPF, manter a memória pública de colaboradores de regimes que limitaram as liberdades civis e políticas é incompatível com os princípios de um Estado Democrático de Direito.

Cumpra-se

O órgão pediu que as autoridades realizem, em um prazo de 90 dias, um levantamento técnico que identifique todos os locais que fazem referência à ditadura, com a expectativa de que as mudanças de nome sejam implementadas em até 120 dias.

500 mil usuários...

O vereador Rodrigo Sá (Progressistas)criticou a precariedade do transporte coletivo em Manaus.

— Prova disso é queda no número de usuários, de 1 milhão para 500 mil, devido à má qualidade do serviço.

... desistiram do ônibus!

Sá observou que  o aumento das tarifas e a

falta de investimentos têm levado a população a buscar alternativas como aplicativos de transporte e mototáxis.

Ópera está de volta

Ainda bem: O festival Amazonas de Ópera de volta ao palco do Teatro Amazonas

Para bem de todos e felicidade geral dos que amam a ópera, o Festival Amazonas de Ópera está de volta.

A 26ª edição do FAO 2025 acontecerá entre 15 de abril e 18 de maio.

Os palcos do Teatro Amazonas e do Centro Cultural Palácio da Justiça receberão três óperas, três concertos e dois recitais.

*

Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 1º de abril, na bilheteria do Teatro Amazonas e também pelo site

Cancelado em 2024

Em 2024, para tristeza nossa,  o  Governo do Estado anunciou o cancelamento da 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera, considerado maior evento do gênero na América Latina.

A primeira vez...

Criado em 1977, esta foi a pela primeira vez, o evento foi  cancelado por decisão política de uma gestão – no caso, do governador Wilson Lima (União Brasil).

... a gente nunca esquece!

Em toda a história do festival, houve apenas duas interrupções nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Braga tenta romper impasse

Durante almoço com deputados e senadores na tarde desta terça-feira (1°/4), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) classificou como “dificuldade” o impasse entre as entidades representativas dos municípios brasileiros sobre a distribuição de vagas que cada cidade terá no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) da reforma tributária sobre o consumo.

*

— Será concedido o tempo necessário para que as entidades se entendam. Mas em último caso, o Congresso vai arbitrar – advertiu Eduardo,

Nem Haddad resolve

Na semana passada, Braga e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para tentar resolver o impasse, mas não chegaram a um acordo.

Tamanho é documento

A CNM argumenta que possuem mais filiados, cerca de cinco mil, e deveria indicar a maioria dos membros do Conselho.

Já a FNP – que representa as grandes cidades – quer ter direito às vagas que serão indicadas de acordo com a população dos entes federados.

Café forte
A produção de café no Amazonas deve atingir a marca de 2,2 mil toneladas em 2025,

Quem garante é o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

*

A estimativa é 50% superior à produtividade registrada em 2024, que foi de 1,5 mil toneladas

ÚLTIMA HORA

João do Pulo no Livro dos Heróis

Renomado atleta brasileiro João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Lei nº 15.115, que oficializa a homenagem, foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 31 de março de 2025.

Nascido em 28 de maio de 1954, em Pindamonhangaba (SP), João do Pulo destacou-se como um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Aos 19 anos, estabeleceu o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. No Pan-Americano de 1975, na Cidade do México, conquistou medalhas de ouro no salto em distância, com 8,19 metros, e no salto triplo, onde quebrou o recorde mundial ao alcançar 17,89 metros, superando a marca anterior do soviético Viktor Saneyev por 45 centímetros.

*

Em 1981, um acidente automobilístico resultou na amputação de sua perna direita, encerrando prematuramente sua carreira esportiva. Após o incidente, João formou-se em Educação Física e ingressou na política, sendo eleito deputado estadual por São Paulo em 1986 e reeleito posteriormente. Faleceu em 29 de maio de 1999, um dia após completar 45 anos.

ORGULHO

Samuel Santos comove o país: gari encontrou um bebê no lixo e adotou

O gari Samuel da Silva Santos comoveu um Brasil ao encontrar um bebê recém-nascido no lixo e decidir adotá-lo.

A criança estava em sacola de lixo. Ao recolher o lixo, o gari achou que fosse uma boneca. Logo depois, se deparou com a realidade: era um bebê de verdade.

O choro da criança mobilizou a equipe, que interrompeu o trabalho e acionou os policiais. Samuel da Silva Santos é funcionário da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e se surpreendeu ao coletar uma sacola na Rua Ouro Preto, entre os bairros de Quintino e Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

— Os irmãos já estão separando um quarto da casa para ela. Falei para eles que tem que esperar, tem muito trabalho para acontecer. Minha esposa achou que era só trazer a bebê para casa e eu tive que avisar que não pode levar para casa sem passar pela Justiça –, contou em entrevista ao G1.

VERGONHA

Ávila: influencer e mau caráter

É o que podemos chamar de “um tremendo babaca”. Um estudante do curso de administração do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) causou revolta nos demais alunos da faculdade após declarar, em um vídeo postado nas redes sociais, que só tem “favelados” matriculados na instituição.

Segundo o Metrópoles, Leonardo Avila  é influenciador digital e postou as declarações numa rede social em que acumula quase 234 mil seguidores e milhões de visualizações. O IDP informou à coluna que instaurou um procedimento para apurar a conduta do estudante.

— É porque eu já troquei de faculdade três vezes e eu, aparentemente, não gosto nem das pessoas nem das faculdades que faço –, escreveu o babacão.

OUTRAS PALAVRAS

“ESQUECER É UMA NECESSIDADE. A VIDA É UMA LOUSA, EM QUE O DESTINO, PARA ESCREVER UM NOVO CASO, PRECISA DE APAGAR O CASO ESCRITO”, Machado de Assis
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes