Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PODER NÃO COMPRA TUDO – Muito menos o Prêmio Nobel da Paz

Trump declarou que "seria um grande insulto" aos Estados Unidos se ele não recebesse o prêmio Nobel da Paz por seu papel na resolução de diversas guerras

Charge de Mário Adolfo

O presidente americano, Donald Trump, andava doidinho para ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Para isso ele até tentou antecipar a assinatura do o acordo de cessar-fogo em Gaza. Às vésperas da premiação, Trump já vinha  se manifestado abertamente sobre seu desejo pelo Nobel, assumindo o crédito por encerrar diversos conflitos globais. Ninguém só não sabe quais, uma vez que a guerra  entre  Rússia e Ucrânia continua seu derramamento de sangue e a guerra na Faixa de Gaza ainda é muito cedo para dize que acabou.

Mas Trump mencionava o assunto com frequência, e inclusive o fez durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro.

O presidente americano queria tanto o Prêmio que chegou a ligar para o ministro das Finanças da Noruega. O motivo do telefonema era discutir tarifas, mas ele aproveitou pra dizer que queria o Nobel da Paz.

Antes do comitê anunciar seu prêmio mais cobiçado à oposicionista venezuelana María Corina Machado – por seu "trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela" –, Trump declarou que "seria um grande insulto" aos Estados Unidos se ele não recebesse o prêmio Nobel da Paz por seu papel na resolução de diversas guerras.

*

O presidente norte-americano fez  comentário em uma reunião de oficiais militares de alto escalão dos Estados Unidos.

— Você receberá o Prêmio Nobel? –, perguntou Trump a si mesmo. E ele mesmo respondeu:

— De jeito nenhum. Eles o darão a um sujeito que não fez absolutamente nada!

Sem chances

O testamento de Alfred Nobel, a base do prêmio, diz que o prêmio deve ser concedido à pessoa “que mais ou melhor fez para promover a camaradagem entre as nações”.

Logo, Trump não teria chances de receber o Nobel por apoiar Israel na guerra na Faixa de Gaza e as tentativas dele de reaproximação com o presidente russo, Vladimir Putin, entre os motivos.

Não tem nada de pomba da paz

O líder americano também tomou outras decisões que não se enquadram no perfil de pomba da paz.

Ele retirou os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde e do Acordo de Paris sobre o clima, além de iniciar uma guerra comercial.

Políticas desumanas

As políticas de deportação em massa de Trump geraram protestos nos EUA e críticas de grupos humanitários e de direitos dos imigrantes.

Sua tentativa de usar tropas da Guarda Nacional para patrulhar cidades americanas com a intenção declarada de controlar a violência e a criminalidade gerou alarme entre os democratas e críticas de juízes federais sobre o uso das Forças Armadas em território nacional.

Quatro ganharam

Quatro presidentes americanos receberam o Prêmio Nobel da Paz: Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e Barack Obama.

Somente Obama ganhou o prêmio enquanto estava no cargo.

Tópicos relacionados

Temperatura alta no TJAM

O tempo fechou durante a Sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (14/10), no TJAM. Quando entrou na pauta a validade da lei estadual que cria o conceito de Sala de Estado Maior, os desembargadores Flávio Pascarelli, Délcio Santos e José Hamilton trocaram farpas ao divergirem sobre o conceito da matéria.

Direito a regalias para

Sala de Estado-Maior é uma sala com instalações dignas e sem grades, localizada nas dependências de comandos militares ou órgãos auxiliares, destinada ao encarceramento de advogados, membros do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública antes de uma condenação definitiva.

*

É um direito que garante um ambiente mais apropriado e menos restritivo do que uma cela comum, sendo a prisão domiciliar a alternativa caso a sala não esteja disponível.

Serenidade

Desembargadora Graça Figueiredo: Pleno não é Tribunal do Juri

No decorrer da discussão,  os argumentos foram ficando cada vez mais acalorados, a ponto da desembargadora Graça Figueiredo pedir a palavra e fazer uma intervenção para colocar fim ao bate boca.

A ex-presidente do TJAM  pediu serenidade  e respeito entre os colegas, pra que um falasse de cada vez e não interrompesse os argumentos do outro.

Argumento pacificador

Graça Figueiredo argumentou que, com mais de  20 anos na magistratura, já viu grandes debates no  Plenário,  mas nunca como o que estava presenciando na sessão:

— Sr. Presidente, um desembargador não pode ficar interpelando e nem interrompendo o que o colega está falando, não permitindo que ele exponha seu ponto de vista e o Direito  que ele está defendendo.

Guerra de paixões

A desembargadora Graça Figueiredo disse mais:

—  Essa forma de debater parece que são paixões que estão sendo  defendidas e não o Direito!

Para ela, o Tribunal Pleno “está parecendo o Tribunal do Juri!”

Jomar concorda

O presidente do TJAM, desembargador Jomar Martins, concordou com a desembargadora e disse que fazia questão de chamar a atenção para essa questão

— Eu amém penso como a desembargadora Graça. Precisamos ordenar essa discussão. Temos um Código de Conduta a ser obedecido nesse Plenário.

Não me responsabilizem

O desembargador-presidente  disse que deixou a critério de  cada  a  forma desse manifestar.

— Faço essa anotação porque que não quero ser responsabilizado pela forma como está indo esse tipo de discussão – advertiu o presidente.

Toca Raul!

Raul de Manaus: o espírito do maluco beleza baixou no cover Cristiano Moraes

O espírito rebelde de Raul Seixas baixou neste sábado no palco superior da Cachaçaria do Dedé, no parque Dez, onde o cantor

Cristiano Moraes, cover do artista, fez um show antológico que fascinou a plateia que lotou o espaço.

Com a voz parecidíssima com a do maluco beleza, o Raul de Manaus cantou durante 03h os maiores sucessos que imortalizaram o rockeiro, encontrado morto em agosto de 1989, no apartamento em que vivia em São Paulo.

Overdose de Raul

Faltou tempo para o Raul de Manaus cantar todos os sucessos de Raul.

Bem que ele queria continua, mas já eram 02h da madrugada e a  Cachaçaria tinha hora pra fechar. Mesmo assim,  deu pra ouvir quase tudo – Metamorfose Ambulante, Eu Nasci Há Dez mil Anos Atrás,  Al Capone, Medo da Chuva, Gitâ, Tente Outra Vez, Let me Sing, Ouro de Tolo e outras.

Anita pede a Lula...

Anitta faz apelo ao presidente: que tal uma mulher no STF?

Anitta decidiu entrar na luta pela indicação  de uma mulher para o STF.

Lula subiu a rampa do Planalto em 2023 e só tornou a Corte menos representativa, ao colocar um homem no lugar de Rosa Weber uma das três mulheres da história a integrar o Supremo.

...uma mulher no Supremo!

Nesta terça, a cantora usou as redes sociais para pedir que o presidente escolha a quarta mulher a integrar a Corte na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Além de relembrar que apenas a ministra Cármen Lúcia elenca entre os 11 magistrados, a cantora ponderou:

— Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país, onde a maioria da população é mulher.

Voto impresso nunca mais

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, esta terça-feira (14), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não cogitou estabelecer o voto impresso nas eleições. A declaração ocorreu durante sessão da Primeira Turma para julgar a ação do suposto golpe de Estado.

A magistrada rebateu a declaração do advogado Melillo Dinis do Nascimento, representante do réu Carlos César Moretzsohn Rocha. Ele é um dos réus do chamado núcleo 4 da ação penal da suposta trama golpista.

Tempos de mentiras

O advogado disse, durante sustentação oral, que o TSE havia discutido o voto impresso, quando o próprio Supremo já havia definido que o assunto era inconstitucional.

Cármen Lúcia, que é presidente do TSE, decidiu responder.

—  Estamos em tempos de mentiras e desinformações. Apenas para dizer que, em nenhum momento o TSE cogitou voto impresso.

PAPA PROMETE VISITAR BRASIL – Lula convida Bento XIV para a COP30, mas ele só poderá vir em outro momento

Lula convida e Papa Leão XIV promete visitar o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Leão XIV pela primeira vez, no Vaticano, nesta segunda-feira. Nas redes sociais, o petista ressaltou o convite que fez ao Pontífice para a COP30, mas afirmou que o religioso não poderá estar em Belém (PA) devido ao Jubileu.

Apesar da ausência, o Papa "garantiu representação do Vaticano" durante a conferência, destacou Lula.

Em postagem no X, o presidente disse que abordou temas como a fome e convidou o pontífice para a COP-30, (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática), que ocorre em novembro em Belém, no Pará.

*

Esta é a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

— Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro –, ressaltou o presidente.

ORGULHO

Caramelo, o filme: a amizade com um via-lara que muda o destino de um chef de cozinha

O filme Caramelo na Netflix, lançado em 8 de outubro de 2025, mostrou que a emoção pode ser o melhor combustível para histórias verdadeiras. Dirigido por Diego Freitas e estrelado por Rafael Vitti, o longa acompanha Pedro, um chef de cozinha que precisa reaprender a viver após um diagnóstico desafiador. É então que ele encontra Amendoim, um vira-lata caramelo que muda seu destino e ensina que o amor pode curar.

Com leveza e ternura, a produção da Migdal Filmes conquistou o público por equilibrar humor e sensibilidade. Além disso, todos os 60 cães usados nas filmagens foram adotados após o término das gravações, o que reforça o compromisso social do projeto e amplia seu impacto fora das telas.

VERGONHA

60% dos fuzis apreendidos no Brasil vieram dos EUA

O Brasil não fabrica armas. Então, de onde elas vêm para abastecer organizações criminosas? De acordo com o jornal O Globo, uma rota que liga os Estados Unidos às favelas do Rio abastece a guerra sustentada por facções criminosas com armas de fabricação americana. Segundo a Polícia Militar, 60% dos fuzis apreendidos pela corporação no estado este ano vieram dos EUA. As investigações indicam que a maior parte desse armamento entra no país pelas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, e segue por rodovias até o Rio. A polícia aponta que o tráfico conta hoje com dezenas de atravessadores para montar seus arsenais, numa estratégia para driblar a vigilância das autoridades.

A conexão que abastece o tráfico do Rio já despertou a atenção do governo americano. Na Operação Contenção, que apreendeu, no mês passado,  240 armas e mais de 43 mil balas em quatro estados — incluindo uma mansão na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio —, houve a colaboração de integrantes do Homeland Security Investigations (HSI), unidade do Department of Homeland Security (DHS). O HSI investiga crime e ameaças transnacionais aos Estados Unidos.

OUTRAS PALAVRAS

“O QUE EU ADQUIRI DE LIBERDADE ME PERTENCE. E NÃO NEGOCIO A MINHA LIBERDADE”, Ney Matogrosso
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes