Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PRECISANDO DE ÁGUA E SABÃO – Está na hora de fazer uma limpeza na cúpula do Teatro Amazonas

A cúpula do Teatro Amazonas, um dos nossos mais belos cartões postais, está precisando de um jato de água para tirar o lodo que escureceu as telhas e vidros

Cúpula do Teatro Amazonas - Foto: Adriana Brasil

Aqui vai uma dica aos gestores que cuidam do patrimônio cultural de nosso estado. Principalmente à Secretaria de Estado da Cultura (SEC) que vem conduzindo de forma competente a pauta cultual do Amazonas. A cúpula do Teatro Amazonas, um dos nossos mais belos cartões  postais, está precisando de um jato de água para tirar o lodo que escureceu as telhas e vidros  coloridos em verde, amarelo, azul e vermelho.

Construída na Bélgica pela empresa Compagnie Centrale de Construction de Haine-Saint-Pierre, a cúpula do teatro Amazonas foi inaugurada na  década de 1880, gerando muita polêmica entre os monarquistas, que a consideravam uma homenagem à República. Na época, o  jornal “O Estado do Amazonas” chegou a chamá-la de “Aleijão, monstruosidade, papagaio”.

*

A campanha de  indignação foi tamanha que se chegou ao absurdo de tentar demolir a cúpula.

Para isso, até foi aberto licitação, mas  felizmente a isso não vingou. Portanto, temos que cuidar melhor dessa peça que dá um charme todo especial ao conjunto arquitetônico teatro.

O recado de David

Ao tomar posse para o segundo mandato na Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avate) mandou um recado aos vereadores.

— Quero falar para os vereadores, temos que propor o diálogo para a melhoria da cidade de Manaus.

Pedido de trégua

Na verdade, o pedido de diálogo do prefeito tem como pano de fundo um “pedido de trégua”, para tentar evitar os embates que enfrentou na Câmara Municipal em seu primeiro no mandato.

Obrigado, Omar

David fez questão de agradecer o apoio do  senador Omar Aziz (PSD-AM) à sua candidatura.

— Foi o apoio do PSD que me deu a oportunidade de sair candidato –, reconheceu.

Wilson não foi

O governador Wilson Lima (UB), que fez oposição à candidatura de David, não participou da cerimônia de  posse, mas mandou representante: o secretário de governo do Amazonas, Sérgio Paulo Monteiro.

Pressão contra a  ZFM

Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) juntou um parecer do ex-reitor da Uerj Ricardo Lodi, que foi advogado de Dilma Rousseff no processo de impeachment, em um ofício a ministros do governo federal pedindo o veto de Lula ao trecho de um dos projetos da regulamentação da reforma tributária.

*

O trecho em questão é justamente aquele   que inclui a refinaria do grupo amazonense Atem no regime favorecido da Zona Franca de Manaus.

Perda de arrecadação...

Lodi escreve na análise que o STF já estabeleceu jurisprudência reconhecendo que a legislação que criou a Zona Franca e a Constituição “nunca pretenderam criar um benefício que promovesse o  desequilíbrio no mercado de petróleo, lubrificantes e combustíveis”.

... de R$ 3,5 bilhões/ ano

Professor Associado de direito financeiro da Uerj, ele afirma que o regime favorecido para o refino de petróleo contraria o interesse público, citando estimativa do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) de que o benefício vai causar uma perda de arrecadação de 3,5 bilhões de reais por ano.

Operação águas limpas

Ponta Negra: Prefeitura retira canaranas das águas do Rio Negro para facilitar navegação

A Prefeitura de Manaus vem intensificando o trabalho na orla da Ponta Negra, para a e  retirada das “canaranas” – vegetação aquática que se desprende durante a cheia dos rios, acumulando-se nas margens.

*

Esse trabalho exige o uso de maquinários, balsas e equipes especializadas, uma vez que a vegetação pode esconder animais como cobras, jacarés e outros, oferecendo riscos aos trabalhadores e à comunidade.

Barreiras de canaranas

Retirar a vegetação aquática que flutua na água  é fundamental para liberar os rios e garantir que os ribeirinhos possam navegar com segurança. Muitas vezes, as ‘canaranas’ formam barreiras que impedem a passagem dos barcos.

Dois presos na BR-319

No espaço de 24 horas, ao menos dois homens com mandado de prisão em aberto foram presos em blitz da Polícia Rodoviária Federal na BR-319.

*

O primeiro caso ocorreu na noite de terça-feira, 31, durante abordagem, ao verificar os dados do motorista no sistema, constatou-se que havia um mandado de prisão por “acusação grave”. Ele foi levando à sua imediata prisão.

Motoqueiro fugitivo

Na tarde de quarta-feira, 1, no mesmo local, a PRF  abordou um motociclista.

Os policiais verificaram que ele também, tinha um mandado de prisão em aberto por roubo. O condutor foi detido e levado ao 1° DIP.

.

Olho no prazo

Os leitores que não votaram no segundo turno das eleições municipais de 2024 têm até terça-feira (7/1) para justificar a ausência.

*

Devem justificar os cidadãos que não compareceram ao pleito de 27 de outubro e não justificaram a ausência na data da votação.

Quem deve justificar

O prazo, que corresponde a 60 dias após a votação, é válido somente para quem não compareceu no dia 27, já que, para a justiça Eleitoral, cada turno corresponde a um pleito diferente.

ÚLTIMA HORA

CASSAÇÃO À VISTA – TSE mira aliados de Bolsonaro, entre eles dois governadores

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) aguarda o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e militares envolvidos em suposta tentativa golpista para barrar a posse do presidente Lula (PT), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concentra atenções em outros aliados do ex-presidente. Entre os nomes em risco, estão os governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Antonio Denarium (Roraima), além do senador Jorge Seif (PL-SC).

Todos enfrentam ações que podem resultar na cassação de seus mandatos e inelegibilidade por oito anos, devido a denúncias de abuso de poder político e econômico, além e uso irregular de meios de comunicação. O Ministério Público Eleitoral já se posicionou favorável à cassação de todos os três políticos.

*

Denarium, que responde a três ações, é visto como o caso mais delicado, já tendo sido condenado em primeira instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima.  Já no Rio de Janeiro, Cláudio Castro também enfrenta ações relacionadas ao uso eleitoreiro de recursos públicos. Já o senador Jorge Seif é acusado de abuso de poder econômico por supostamente usar a frota aérea e a estrutura de funcionários da varejista Havan, de Luciano Hang, em sua campanha.

ORGULHO

Não é a primeira vez que o sambista Zeca Pagodinho dá provas de que tem um bom coração. A generosidade do  artista que vais “ além do talento e da sensibilidade”, publicou o SoNotíciaBoa. Zeca acaba de doar um terreno de 8 mil metros quadrados em Xerém, na Baixada Fluminense, para desenvolvimento de uma horta comunitária para ajudar na alimentação dos moradores. A ideia é capacitar agricultores locais e promover a produção de alimentos. Nos 8 mil metros quadrados, devem ser cultivadas espécies nativas da Mata Atlântica, especialmente plantas frutíferas e medicinais. A estimativa é que 100 famílias serão beneficiadas pela boa ação do sambista mais querido do Brasil.

VERGONHA

Crueldade: Cachorrinho persegue o carro de onde foi atirado na rua

O abandono de cachorros, ato cruel que vem acontecendo nas ruas do Brasil é uma vergonha. No Rio, onde aconteceu mais uma de dessas histórias tristes, felizmente teve um final feliz. Um cachorrinho que foi jogado de um carro, depois de a cena ser gravada em vídeo, mostrando o bichinho perseguindo o veículo, ele foi resgatado e agora  está sob os cuidados de um lar temporário e passa bem. A cena de partir o coração foi gravada em Queimados. Nas imagens, é possível ver quando uma mulher abre a porta de um veículo e abandona o animal, que chora bastante. Desesperado, ele começa a correr atrás do veículo, latindo e pedindo pra voltar. A polícia abriu investigação contra as duas mulheres que estavam no veículo.

OUTRAS PALAVRAS

“ORÇAMENTO É UMA CONTA QUE SE FAZ PARA SABER COMO DEVEMOS APLICAR O DINHEIRO QUE JÁ GASTAMOS”, Aparício Torelly
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes