Na tarde desta segunda-feira (30), o Rio Negro, sétimo maior do mundo em volume de água, chegou a uma profundidade de 13,11 metros na altura de Manaus.
A cota atual está a apenas 41 centímetros do pior nível dos 121 anos de medição: 12,7 metros, no ano passado. Atualmente, o rio está baixando em média 19 centímetros por dia. Por isso, é alta a possibilidade do recorde de 2023 ser batido já nessa semana. A maior quantidade de população afetada é no Amazonas. Todos os 62 municípios do estado estão em situação de emergência há um mês e em 58 a situação é mais crítica, o que pode afetar a eleição, afirma o governo do estado. Cerca de 560 mil pessoas estão sofrendo os efeitos da seca de maneira mais acentuada e o governo vem ampliando envio de ajuda humanitária.
As zonas eleitorais de “difícil acesso” foram mapeadas pelo TRE do Amazonas e incluídas no plano logístico especial, com uso de aviões em convênio entre TSE e a Defesa. O tribunal antecipou o envio de mesários, policiais e técnicos às regiões eleitorais e a entrega de urnas pode ocorrer até oito dias antes do pleito.
Situação é crítica...
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União) já admite que a situação é crítica e vem buscando soluções para garantir o acesso dos eleitores aos locais de cotação:
...admite governador
— Desde janeiro de 2024, iniciamos conversas com as prefeituras, governo federal, poderes Legislativos e Judiciário, representantes da indústria e comércio para informar sobre os prognósticos que tínhamos e também estabelecer ações de mitigação.
Urna s vão até de asa dura
A justiça eleitoral também tem consciência que a votação na eleição de 6 de outubro em comunidades isoladas do Amazonas deve ser afetada.
*
Tribunais Regionais Eleitorais se preparam para garantir eleições e adotam medidas como antecipação de envio de mesários e urnas, e uso de aviões, barcos especiais e até animais.
Abstenção vai aumentar
Dos cinco estados com maior número de focos de calor, quatro (Pará, Amazonas, Rondônia e Tocantins) têm zonas eleitorais em risco e áreas que despertem preocupação. Em comunidades do interior, moradores admitem a possibilidade de aumento da abstenção.
Como o eleitor vai votar?
Em visita a Manaus, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, demonstrou preocupação com o acesso de eleitores às urnas e pediu atenção especial à Justiça Eleitoral.
*
No mês passado, ela já havia afirmado que a situação vinha lhe “tirando o sono”:
— Eu consigo garantir a chegada das urnas aos locais com segurança (...). Mas o receio é como o eleitor vai chegar.
O fiasco do imbrochável
Não foi bem aquilo que o candidato de extrema-direita, Alberto Neto (PL) esperava na vinda do “padrinho” Jair Bolsonaro a Manaus.
“Fiasco” seria a palavra apropriada para traduzir a motociata, neste sábado (28) que prometia levar 15 mil motoqueiros – ao menos é o que divulgou a assessora do candidato do PL – , mas a caravana reuniu aproximadamente 2 mil pessoas.
Bolsa-gasolina
Nem mesmo os R$ 100,00 doados aos mototaxistas numa espécie da “bolsa-gasolina”, foram suficientes para atrair a multidão de bolsomínions que o Capitão Alberto achava que reuniria.
Pegaram a babita...
Muitos motoqueiros que se concentraram desde as primeiras horas da manhã em frente ao frente à loja do “véio da Havan”, na Avenida das Torres, nem esperaram o imbrochável desembarcar em Manaus. Depois que embolsaram a “babita” e vazaram.
... e vazaram
— Ganho muito mais fazendo minhas corridas do que seguindo político a manhã inteira. Até porque 100 reais de gasosa não paga uma manhã perdida –, cutucou um deles ao márioadolfo.com.
Um buraco só
Em vídeo publicado pelo portal Cenarium, a motociata parece bem esvaziada.
Parecia até escola de samba quando atravessa o samba de enredo e atrasa o desfile: um buraco só.
*
Leia o texto que acompanha a postagem do vídeo: “A motocarreata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato a prefeito de Manaus deputado Alberto Neto (PL) tem baixa adesão na manhã deste sábado, 28. O público esperado era de 12 mil pessoas (igual ao da campanha eleitoral de 2022), e o evento reuniu menos de 2 mil apoiadores, como mostrado em vídeos registrados pela
registrados pela CENARIUM”.
Defensoria confere BR-319
Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, neste sábado (28), as localidades da rodovia BR-319 onde duas pontes desabaram em 2022, no município de Careiro da Várzea.
*
O desabamento da ponte sobre o rio Curuçá está completando exatos dois anos.
Nestes trechos, ocorreram dois acidentes e em um deles ocorreram mortes.
Famílias sem alimentos
A defensora Rachel Marinho, diretora de Interior e Região Metropolitana, acompanhou a comitiva do movimento “Soluciona BR-319”.
Em sua avaliação, Rachel observa que a dificuldade de locomoção, em razão da queda das pontes, afeta as famílias que residem nessas comunidades.
*
— Muitas vezes ficam sem acesso a alimentos, porque há uma dificuldade de transporte de bens essenciais –, avaliou Rachel Marinho.
Mistura perigosa
O lamentável é que a caravana que foi ate à BR-319 para avaliar os estragos foi usada também como ferramenta de propaganda eleitoral.
Isso não surpreende, afinal o movimento “Soluciona BR-319” é organizada pelo deputado estadual Comandante Dan, bolsonarista broxo.
*
Não dá para misturar assunto tão sério com politicagem que visa apenas interesses pessoais e eleitoreiros, não é mesmo?
Intervenção na saúde
Marcelo Ramos (PT) está mesmo disposto a pedir ao Governo Federal intervenção na saúde pública do Amazonas.
Durante e caminhada que reuniu uma multidão de apoiadores no bairro Alvorada, candidato a prefeito de Manaus, disse que a população cansou de esperar o Governo do Estado cumprir a sua responsabilidade com a fila do Sisreg.
Acabou a pandemia e nada
O petista na anunciou que se eleito prefeito um de seus primeiros atos é pedir a intervenção federal na saúde.
Segundo ele, “na época da pandemia era porque era pandemia”.
*
— Acabou a pandemia e o caos continuou na saúde. Já são seis anos de sofrimento da população –, declarou o candidato da coligação “Manaus mais Forte”.
Amom no para-brisa
Pra quem apoiar Amom Mandel envelopando o carro com a propaganda do candidato do Cidadania é só enviar uma mensagem para o seu wathsApp. A equipe de campanha do candidato vai até a sua casa tasca a fotografia com o número 23 de Mandel no para-brisa de seu carro.
Maria da “peia”
Criado no dia 30 de setembro de 2014, o programa Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prestou, em 10 anos, cerca de 6 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência familiar.
*
O projeto se consolidou como ferramenta essencial no combate à violência doméstica;
Além de se expandir para diversos municípios do interior do Amazonas.
Machões em cana
Ao longo da última década, o Ronda Maria da Penha foi responsável por 20.151 atendimentos de Medida Protetiva de Urgência, assegurando que as vítimas de violência tenham suas ordens judiciais de proteção devidamente cumpridas.
*
O programa também realizou 3.598 visitas solidárias, que envolvem um acompanhamento direto das vítimas em seus lares, além de registrar 131 prisões em flagrante contra agressores.
Última Hora
Francisco diz que aborto é “assassinato” e os médicos que praticam são “assassinos pagos”
O Papa Francisco afirmou, nesta segunda-feira (29/9), que o aborto é um "homicídio" e que os médicos que fazem abortos são "sicários", o que significa algo como "assassinos pagos".
Em uma coletiva de imprensa realizada dentro do avião que o levou de volta para Roma, o líder da Igreja Católica definiu o aborto como um "assassinato"
A fala do pontífice ocorreu em voo de retorno da Bélgica.
Segundo ele, as mulheres têm o direito à vida: à sua própria vida e à vida de seus filhos.
— Não podemos esquecer de dizer isso: o aborto é um homicídio. A ciência diz que, no primeiro mês de concepção, todos os órgãos já estão formados... Assassina-se um ser humano" – disse.
ORGULHO
Notícia relevante na América Latina nas últimas semanas foi de que o Grupo FGvai construir o residencial mais alto do mundo, o Senna Tower, com mais de 500 metros de altura, na orla de Balneário Camboriú. Quem projetou esse empreendimento foi a engenheira catarinense responsável por projetos da FG, Stephane Domenighine, 36 anos, que conquistou reconhecimento internacional como uma as profissionais que mais entendem de obras de arranha-céus, os também chamados “Supertalls”.
VERGONHA
Jair Bolsonaro não perde não tem cargo nenhum, ainda não caiu a ficha de que perdeu a eleição, está inelegível mas continua com o discurso corrosivo, que ataca e ofende as pessoas. Na passagem por Manaus, disse a seu afilhado Alberto Neto (PL), candidato a prefeito, que não dê ouvidos a vereadores, porque eles “não fazem porra nenhuma!” O imbrochável comparou seu governo ao de Lula e disse é melhor que o presidente. Só não explicou por que, se mesmo melhor, como perdeu a eleição? O Bozo também esquece que não fez nada pelo Amazonas em quatro anos de mandato. Ah, fez sim, uma ponte de madeira em São Gabriel da Cachoeira, sua grande obra.
OUTRAS PALAVRAS
“SONHE COM AMBIÇÃO, LIDERE COM CONVICÇÃO E SE VEJA DE UMA FORMA QUE OS OUTROS NÃO CONSEGUEM, SIMPLESMENTE PORQUE NUNCA VIRAM ANTES”, Kamala Harris