O deputado estadual Sinésio Campos é petista. Ou será que não? Sim, porque petista de raiz não vai pra evento político bolsonarista e muito menos trai o candidato do partido, principalmente quando ele é escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pois Sinésio Campos foi visto alegre e fagueiro na coletiva onde o pré-candidato Roberto Cidade (UB) anunciou o coronel Alfredo Menezes (Progressistas) como pré-candidato a vice-prefeito da capital do Amazonas. Isso causa estranheza e desconforto, principalmente quando se trata do presidente do partido. Mas parece que o deputado não está nem aí. Se estivesse preocupado ao menos um pouquinho com a ética partidária, Sinésio teria evitado o constrangimento, haja vista que seu partido, o PT, tem candidato próprio, Marcelo Ramos, indicado pelo presidente Lula. No entanto, por omissão do diretório regional do PT, Sinésio usa e abusa do seu direito de “ir e vir” e “se juntar a quem der na telha”, não importa se ele é contra o PT ou não.
Ou dá ou desce
Na tarde de quinta-feira (1º) , o ex-deputado José Ricardo (PT) disse que Sinésio terá que decidir de que lado está, O simplesmente deixar as fileiras do PT.
— Eealmente isso é um absurdo. Tem que decidir se vai apoiar o candidato do PT, Marcelo Ramos, ou se vai apoiar outro.
Decide ou vaza!
Zé Ricardo disse que o comportamento de Sinésio vem causando desconforto para todos os filiados, pois o presidente do partido deveria seria o primeiro a estar na linha de frente tocando a campanha do candidato petista.
*
— A candidatura do Marcelo Ramos foi confirmada pela direção regional. Mas o presidente do partido continua ausente, indiferente, distante. E até em palanques de outros candidatos. Ele vai ter que decidir ou sair do partido. Do jeito que está não dá para continuar – detonou Zé.
Ontem Braga
Aliás, é preciso que se diga que o comportamento do deputado estadual tem sido esse há muito tempo. Antes ele vivia colado no então prefeito Eduardo Braga (e depois governador), quando o grupo político liderado por Amazonino Mendes apoiava o ex-presidente Fernando Collor na eleição de 1989 contra Lula.
Ex-queridinho de Lula
Com sete mandatos consecutivos e soma 28 anos sde carreira política, Sinésio já foi considerado o “queridinho” do presidente Lula.
*
Não é mais. Há quatro meses jurava que seria do candidato do PT a prefeito de Manaus. Mas Lula optou por Marcelo Ramos.
Apoio saco
Mesmo tendo levado uma pernada de seu ex-compadre, Jair Bolsonaro, o coronel Menezes foi pedir benção ao ex-presidente para assumir como vice a chapa do pré-candidato a prefeito Roberto Cidade (UB).
O imbrochável deu sua abençoou o coronel, mas avisou que o candidato dele é Alberto Neto (PL).
Taxa da seca é covardia
O governo do estado do Amazonas entrou, na última quarta-feira (31), com uma ação para impedir que as quatro principais transportadoras que atuam no porto de Manaus apliquem exageradamente a chamada “taxa da seca”.
Logística inviável
Com a “taxa da seca” e a atualização dos valores cobrados pelas transportadoras, o custo do frete para Manaus corresponde a cerca de 40% do valor da mercadoria.
*
Isso inviabiliza economicamente a logística de produtos que chegam e saem do Amazonas.
Apoio de Janja
A primeira-dama Janja Lula da Silva vai percorrer o país para participar ativamente da campanha eleitoral nos estados onde houver candidatas mulheres do PT.
Mulheres candidatas
Até o momento, o PT terá candidaturas femininas em capitais como Porto Alegre, Goiânia, Campo Grande, Natal e Aracaju. Em outras, como apoiador, Janja deve participar com o presidente.
Mirem-se no exemplo
O juiz australiano Benjamin Lowe foi suspenso dos Jogos Olímpicos de Paris — onde avaliava o desempenho dos atletas do surfe — após compartilhar fotos em que aparece ao lado do técnico Bede Durbidge e do surfista Ethan Ewing (ambos da Austrália).
*
A suspensão foi anunciada em nota publicada pela Associação Internacional de Surf (ISA) nesta quinta-feira (1º/8).
Rival de Medina
Ethan Ewing é rival do brasileiro Gabriel Medina.
Na terça-feira (30/7), o surfista brasileiro Pedro Scooby usou as redes sociais para criticar o juiz. O atleta relembrou que Lowe esteve nas Olimpíadas de Tóquio e foi responsável por dar as notas mais baixas de Gabriel Medina.
*
Ele também esteve na semifinal, quando Medina foi eliminado contra o japonês Kanoa Igarashi, eliminação criticada na época.
ÚLTIMA HORA
FAZ O “L” , MILEI – Presidente argentino elogia o Brasil por defender embaixada de seu pais na Venezuela
O presidente da Argentina, Javier Milei, agradeceu ao Brasil nesta quinta, 1º, por assumir a custódia da embaixada de seu país na Venezuela. Nesta semana, o corpo diplomático do seu país e de outras seis nações foi expulso pelo ditador Nicolás Maduro. A pedido da Argentina, o Brasil se dispôs a defender os interesses diplomáticos daquele país na Venezuela.
A bandeira brasileira foi hasteada na residência oficial do embaixador da Argentina na capital Caracas. Com o acordo, o Brasil protegerá as instalações e arquivos da embaixada.
*
Em uma postagem na rede X, o presidente argentino agradeceu “enormemente a disposição do Brasil ao assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos a representação momentânea dos interesses da Argentina e de seus cidadãos lá". A nota termina, sem citar Lula (PT), dizendo que os laços de amizade entre os dois países são fortes e históricos.
ORGULHO
Afinal, qual o atleta olímpico mais inspirador para os brasileiros? Em meio às Olimpíadas de Paris 2024, um novo estudo (que você confere na íntegra aqui) fez a pergunta a centenas de entrevistados e descobriu: entre tantos exemplos admiráveis dentro e fora do Brasil, ninguém mais, ninguém menos que a ginasta Rebeca Andrade, eleita a grande inspiração de cerca de 10% dos respondentes. Os dados são da Preply, plataforma que, em celebração à nova edição do evento esportivo mais importante do mundo, buscou entender as expectativas do público nacional durante os Jogos Olímpicos, bem como os valores e características mais apreciados pelos torcedores em relação aos representantes de cada país.
VERGONHA
Já não se fazem padres como antigamente. Um deles foi preso por dirigir bêbado e estar armado na rodovia GO-010, altura de Bonfinópolis (GO) – cidade localizada a cerca de 35 quilômetros de Goiânia (GO) – no domingo, 28. Danillo Joaquim Costa Neto, o padre, ainda tentou subornar agentes das forças de segurança para que não fosse detido. De acordo com a Polícia Militar, agentes realizavam uma patrulha quando perceberam o veículo conduzido pelo padre quase atropelando dois ciclistas e fazendo zigue-zague na rodovia, chegando a invadir a contramão. Segundo as autoridades, ao abordarem o veículo, os agentes encontraram latas de cerveja e uma arma de fogo de uso restrito com munição dentro do carro.
OUTRAS PALAVRAS
“O BANCO É UMA INSTITUIÇÃO QUE EMPRESTA DINHEIRO À GENTE SE A GENTE APRESENTAR PROVAS SUFICIENTES DE QUE NÃO PRECISA DE DINHEIRO”. (Barão de Itararé)