
A Câmara Municipal de Manaus foi palco de uma sessão, na manhã desta terça-feira (15), que nada deixou às sessões da Câmara de Sucupira, onde os vereadores Lulu Gouveia, da oposição, e a vereadora Dorothéia Cajazeira, da base aliada do prefeito, se digladiavam pelos motivos mais torpes.
Acredite, caro leitor, que dois vereadores, Rodrigo Guedes e Pai Amado gastaram uma hora da sessão discutindo um assunto pessoal, que poderia ser feito em um cara-a-cara, olho no olho, ou com a entrada de um processo na justiça.
Aconteceu que o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) foi fazer uma filmagem justamente na rua do vereador Pai Amado (Avante). E aí apontou em direção à residência. Pai Amado entendeu aquilo como uma ofensa, acusando Guedes de estar insuflando populares a incomodarem a sua “ mãezinha” que está enferma”.
De Pai Amado a Bem Amado
O vereador pode até se achar na razão, mas o que nós temos a ver com isso? O que a população quer é debates e respostas para os seus problemas e não para os problemas particulares dos vereadores.
Mimimi no rádio e TV
E aí a lenga-lenga se arrastou na maior parte do tempo.
Isso tudo sendo transmitido pela rádio e televisão Câmara, bancada pelo dinheiro do contribuinte.
Haja paciência
Fomos obrigados a ouvir e a assistir lamúrias do tipo:
— E se fosse a sua mãezinha, vereador fulano?
— E se fosse a sua mãezinha, vereado sicrano.
— Ela é meu bem maior e foi ofendida pela filmagem, chegando a passar mal.
— O nobre vereador apontou a casa de mamãe!...
Perguntar não ofende
Que Pai Amado defenda sua mãe, está tudo certo.
Mas tem que ser da tribuna da Câmara, onde deveriam estar sendo debatidos os problemas e soluções para a cidade?
Bons tempos
Quanta perda de tempo, hein?
A pensar que um dia vimos no plenário da Câmara de Manaus nomes como Fábio Lucena, Jefferson Péres, Serafim Corrêa, Vanessa Grazziotin, Francisco Praciano e Marcelo Ramos.
Cadê o Código de Postura?
Sem querer desmerecer ninguém, está na hora da Câmara Municipal de Manaus fazer valer eu código de postura e elevar o nível de seus debates.
Palpite infeliz
Ainda na sessão desta terça-feira (15), ao analisar o crescimento da violência contra a mulher, um vereador chegou a comentar que elas que estão sendo agredidas deveriam ter mais cuidado para, antes de se apaixonar conhecer melhor o seu parceiro”, como se a culpa da violência machista fosse da própria mulher.
Zé Ricardo corrige
O argumento infeliz foi rebatido na hora pelo vereador Zé Ricardo (PT), que corrigiu o argumento do colega lembrando que “não se pode criminalizar a mulher e nem dizer o que ela tem que fazer. Ela é a vítima”.
Chame o mototáxi!
Quem achou que a greve dos rodoviários já tinha começando se enganou.
Segundo eles, foi só um “aquecimento”. A paralisação deve começar de fato nesta quarta-feira (16).
Parada dura
Eles estão reivindicando 12% de reajuste no salário; R$ 1.200 de gratificação para os motoristas que fazem a dupla função, além da permanência dos cobradores.
*
Vai ser uma parada difícil. Até agora nem o Sinetram e muito menos a prefeitura deram sinal de que estão dispostos a entrar em acordo.
Ministra passa mal
A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, passou mal e deu entrada em um hospital de Brasília na tarde desta terça-feira.
Segundo nota divulgada pelo ministério, ela teve uma queda de pressão arterial e “a situação está controlada”.
*
Até as 17h10, ela continuava sendo atendida no Hospital Brasília, no Lago Sul da capital federal.
Marina cai da Rede

E por falar em Marina, a ministra do Meio Ambiente saiu derrotada do congresso da Rede Sustentabilidade realizado neste fim de semana em Brasília.
*
No 6º encontro do partido, Paulo Lamac, secretário de Relações Institucionais de Belo Horizonte, foi eleito o novo porta-voz da legenda.
Heloisa Helena voltou
Lamac faz parte da ala liderada pela atual presidente do partido, Heloísa Helena, que se opunha ao atual coordenador nacional de organização da Rede, Giovanni Mockus, apoiado por Marina.
De goleada
A chapa "Rede pela Base", de Lamac, recebeu 73,5% dos votos dos delegados, totalizando 216.
Já a chapa "Rede Vive", apoiada pela ministra e fundadora do partido, Marina Silva, obteve 26,5%, equivalente a 78 votos.
Moraes não sai
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira (15) maioria de votos para negar o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento das denúncias da trama golpista.
*
O impedimento do procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi rejeitado.

Nem Dino, nem Zanin
Os votos foram proferidos durante julgamento virtual do recurso no qual a defesa do ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, pretende afastar os ministros e o procurador do julgamento.
*
Os ministros fazem parte da Primeira Turma do Supremo, colegiado responsável pelo julgamento.
Crioterapia fatal
Uma mulher morreu e outra foi hospitalizada em estado crítico após uma sessão de crioterapia em Paris.
As informações são do Metrópolis.
*
Autoridades locais acreditam que um vazamento de nitrogênio da câmara criogênica tenha causado o envenenamento delas.
O que é?
A crioterapia é uma técnica que utiliza baixas temperaturas com o objetivo de tratar dores musculares, inflamações e lesões. A terapia é bastante usada por atletas de alto rendimento — como alternativa às compressas de água fria — e vem se popularizando.
ÚLTIMA HORA
TURNÊ “TEMPO REI” – Gil emociona no palco, enquanto o público puxa o coro de “sem anistia”

A turnê “Tempo Rei” pode até ser uma despedida dos palcos para Gilberto Gil. Porém, o cantor veterano, de 82 anos de idade, provou mais uma vez que sua vitalidade e obra são muito mais do que isso, e melhor – não acabarão nunca.
Gil emocionou, divertiu, recordou e apaixonou o público de São Paulo, na noite da última sexta-feira, 11, no Allianz Parque, ao apresentar durante duas horas e 20 minutos, sem intervalos, o primeiro dos quatro shows que fará na capital paulista dando adeus às apresentações.
Enquanto eram mostradas no telão fotos de figuras de destaque que sofreram no período de tortura, como o próprio Gil, Caetano Veloso, o deputado Rubens Paiva e o jornalista Vladimir Herzog, o artista cantava os versos “pai, afasta de mim esse cálice, pai, de vinho tinto de sangue”, após o público puxar o coro de “sem anistia” – expressão que vem sendo usada com frequência nas últimas semanas, devido ao julgamento do ato de 8 de janeiro, encabeçado e conduzido por cidadãos de direita.
ORGULHO

Neste 10 de abril, completam-se 40 anos da morte de Cora Coralina, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Mulher, doceira, viúva e do interior. Sua trajetória rompeu com o modelo centralizado do cenário editorial e ainda inspira leitores por todo o País. A vida e obra de Cora Coralina são marcadas pela simplicidade e pela força. Seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, foi lançado quando ela tinha 75 anos. A estreia tardia não impediu que seus poemas famosos ganhassem espaço em salas de aula, livros didáticos e redes sociais.
Nascida em Goiás, sua produção refletia o cotidiano e os valores da poesia goiana. A Cora Coralina doceira vendia seus produtos enquanto declamava versos, mostrando que literatura e vida de doceira andavam juntas.
VERGONHA

A Polícia Federal prendeu em flagrante um idoso de 70 anos na manhã desta terça-feira,15, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por apologia ao nazismo. O homem é investigado por vender pela internet diversos itens com símbolos associados ao regime nazista, como a suástica. As investigações tiveram início após a PF receber uma denúncia feita por uma organização não-governamental, que identificou uma página online destinada à comercialização dos itens. Após análise dos dados digitais, os policiais confirmaram que o suspeito ainda mantinha a atividade ilegal no ar. Com base no material encontrado durante o cumprimento do mandado, o idoso foi preso em flagrante e vai responder pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena prevista é de até cinco anos de prisão, além de multa. A propagação de ideologias nazistas é considerada crime no Brasil e também vem sendo amplamente condenada em fóruns internacionais.
OUTRAS PALAVRAS
“VOCÊ SABE O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL? NA REALIDADE EU TAMBÉM NÃO SEI MAIS VOTA EM MIM QUE EU TE CONTO”, Tiririca