Ir para o conteúdo

Dito & Feito: UM PREFEITO SOCIALISTA EM NOVA YORK

Zohran Mamdani tem 34 anos, nasceu em Uganda e se define como “socialista democrático”. Trump não gostou nada disso e já rotulou que o prefeito é “comunista!”

Charge de Mário Adolfo

Donald Trump ainda  entendeu que, em política, quando você se intromete muito na vida de quem está a centenas de milhas, acaba esquecendo que, às vezes, o adversário está lado. Nesta terça-feira (5), democrata Zohran Mamdani venceu as eleições a prefeito de Nova York, tornando-se o primeiro muçulmano a ser escolhido para comandar a maior cidade dos EUA, aos 34 anos. E para deixar o presidente americano ainda mais “indignado”, trata-se de um,

jovem socialista.  Nascido em Uganda e criado em Nova York, Mamdani tem 34 anos e se define como socialista democrático.

É  simpático, bonito, filho da cineasta Mira Nair  premiada internacionalmente –, e fala seis idiomas. Sua campanha ganhou força ao propor políticas de acessibilidade econômica, como congelamento de aluguéis, transporte público gratuito e creches universais.

Nova York elegeu Zohran Mamdani  com 1.036.051 votos, o que representa 50,4%.

O 111º prefeito nova-iorquino assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2026.

Luz na escuridão

O novo prefeito de Nova York usou seu discurso de vitória para mandar um recado a Trump.

Falando para seus apoiadores no Brooklyn, ele fez questão de alertar que a maior cidade americana continuará a proteger seus imigrantes, atacou os bilionários.

— Nova York será a luz num momento de escuridão política – disse ele.

Nova York contra Trump

Mamdani sugeriu que será justamente a partir da cidade natal de Trump que a oposição fará resistência contra ele.

— Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou –, disse

Ele é comunista

Às  vésperas da eleição que decidirá o novo prefeito de Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o democrata Zohran Mamdani, atual favorito nas pesquisas.

*

Em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS, o republicano chamou o adversário de “comunista” e afirmou que poderá suspender o envio de verbas federais à cidade caso ele seja eleito.

— Ele é comunista, não socialista. É bem pior que um socialista –, declarou Trump no último domingo (02).

Babita cortada

Antes mesmo de Mamdani sair vitorioso das urnas, Trump já ameaçava que, se ele vencesse, seria “difícil enviar dinheiro a Nova York, porque não faz sentido enviar dinheiro a comunistas”, conforme reportagem do G1.

Ditadura na Câmara

Nem precisa se vereador de oposição para se indignar com a postura do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David  Reis (Avante) .

Quem assistiu à sessão que aprovou o  Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 008/2025, de reforma da Manaus Previdência (Manausprev) viu a forma ditatorial,  arrogante, desrespeitosa e grosseira com que ele dirige a casa e trata seus colegas parlamentares.

Democracia passa longe

Para se ter uma ideia, Reis se recusou até mesmo a coloca o resultado da votação no painel eletrônico, que existe no plenário. Quando alguns vereadores que votaram contra o projeto cobraram que o resultado fosse projetado no painel, David Reis respondeu na maior cara de pau:

*

— Não vou colocar. Já li o nomes de quem votou contra. Quem não votou contra votou a favor, ora bolas!

Estuprando o regimento

O presidente da CMM ignora que o regimento interno da Câmara – seja a Câmara dos Deputados ou as Câmaras Municipais, pois a regra geral é similar – estabelece que o painel eletrônico é o método padrão e principal para registro individual e transparente dos votos dos parlamentares.

Painel eletrônico para quê?

Mais de cinco vereadores exigiram que o resultado da votação fosse colocado no painel, alegando que existiam abstenções e alguns s vereadores não estavam em plenário, mas o presidente se mante inflexível.

*

— Para que então serve esse painel eletrônico, que custou muito caro aos cofres públicos. Se V. Exa. não usa, então mande retirar do plenário! —, protesto o petista.

Risinho irônico

Irônico, David Reis só fez rir, o que causou indignação em, um de seus colegas.

— Presidente, retire esse sorrisinho da cara. Não é a nós vereadores que o senhor está gozando, mas sim aos trabalhadores municipais que estão  aqui nesta Casa lutando por sua idas!

Ignorou pedido de vistas

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas)  entrou de sola contra o presidente da Câmara Municipal, denunciando que ele ignorou o pedido de vistas feito pelo vereador Zé Ricardo.

— Mais uma vez o senhor Ignora o regimento interno da câmara! O senhor pode admitir isso publicamente? – cutucou Guedes.

E novamente Reis esboçou o sorriso cínico como resposta.;

Tenho nojo

Guedes chegou a dizer que sente “nojo” da postura da Câmara Municipal que aprova um projeto a “ toque de caixa” para agradar ao prefeito David Almeida (Avante), sacrificando os funcionários públicos.

Aguarde a greve

Guedes prometeu liderar a maior greve que Manaus já viu, com a força dos servidores da rede municipal de Educação.

— E amanhã eu vou mesmo vou pagar para espalhar outdoor por toda a cidade, revelando os nomes dos vereadores que votaram a favor dessa vergonha! – prometeu o vereador.

Alguns absurdos da reforma

A reforma da previdência altera as regras de aposentadoria de cerca de 35 mil servidores municipais, sem qualquer benefício. O tempo de serviço, para aposentadoria, por exemplo, aumentou em mais cinco anos, indignando que já estava se preparando para se aposentar.

*

A idade mínima para a aposentadoria de homens é de  60. E  para 65 anos; para as mulheres 62 anos. Um absurdo.

Os 10 do contra

Votaram contra o projeto os vereadores  Zé Ricardo (PT),  Ivo Neto PMB), Rodrigo Guedes (Progressistas),  Coronel Rosses (PL), Capitão Carpê (PL), Salazar (PL), Thaysa Lippy (Progressistas), Amauri Gomes (União Brasil), Raiff Mattos (PL) e Aldenor Lima (União Brasil).

COP é “hipocrisia”,  diz Plínio

Quando se trata de defesa do meio ambiente, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) sempre defende o lado errado.

Ele acaba de argumentar que  defender a COP é “defender uma hipocrisia”.

— Foram desmatados 14 km de floresta virgem para que os participantes pudessem se deslocar de seus hotéis ao local do evento. E ninguém mencionou isso –, concluiu.

Todo mundo errado...

O tucano de Eirunepé acusa que os países desenvolvidos impõem restrições que prejudicam o desenvolvimento econômico e o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Pelo andar da carruagem, parece que o mundo inteiro está errado e Valério está certo.

ÚLTIMA HORA

Avaliação médica vai dizer se o imbrochável Bolsonaro aguenta a Papuda

Como era de se esperar, começou a dramática encenação para livrar Jair Bolsonaro (PL)  da Papuda. A Secretaria de Administração Penitenciária de Brasília enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faça uma avaliação médica para verificar sua condição de ser mantido em presídios da capital federal.

O documento, sob sigilo, foi enviado ao gabinete de Moraes na segunda-feira (3) diante da "proximidade do julgamento dos recursos" dos condenados pela trama golpista. O objetivo é avaliar se Bolsonaro tem condições de ficar na Papuda.

*

Acontece que, toda vez que Jair recebe u convidado ou participa de um evento em casa, ele parece bem disposto, rindo e até fazendo piadinha. Mas quando se fala em Papuda ele cai doente na hora. Soluça, vira o olho, fica roxo, desmaia, chora e chama pelo médico.

A decisão de onde Bolsonaro e os demais réus ficarão presos cabe exclusivamente ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos. Os destinos mais prováveis de Bolsonaro são a Papuda, uma cela na Superintendência da Polícia Federal em Brasília ou a prisão domiciliar.

ORGULHO

Rui Castro: "Ouvidor do Brasil", sobre Tom Jobim, ganhou o Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti 2025 coroou o escritor e jornalista Ruy Castro pelo livro O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim. A coletânea reúne textos sobre o compositor que reinventou o som do país. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e destacou a obra como o Livro do Ano. O reconhecimento confirma a vitalidade da literatura brasileira e sua capacidade de traduzir o espírito de uma época em histórias que continuam a emocionar.

Além do troféu dourado, Ruy Castro recebeu R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, em 2026, durante o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. O maior prêmio da literatura brasileira, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), reuniu 4.530 obras e premiou autores em 23 categorias. O júri, formado por mais de 60 especialistas, celebrou a pluralidade de vozes que compõem o panorama literário nacional.

VERGONHA

Punidos pela justiça: Nikolas e Flávio associaram PT a "Partido dos Traficantes"

A Justiça do Distrito Federal determinou que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) apague das suas redes sociais publicações que fez chamando o PT de “Partido dos Traficantes”, associando a sigla à operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro na semana passada.  A decisão é da 5ª Vara Cível de Brasília.

Nas redes sociais, Nikolas reclamou da decisão. “A justiça só vai atrás de quem é de direita, uma coincidência absurda”, disse no X (antigo Twitter).

Durante o último final de semana, o PT ingressou com dez ações judiciais contra parlamentares e contra cidadãos comuns pedindo indenizações que variam entre 10 mil e 40 mil reais, além da exclusão de publicações associando a sigla ao  tráfico de drogas.

Foram alvos os deputados federais Nikolas Ferreira, Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

OUTRAS PALAVRAS

“CONSTRUÍMOS MUROS DEMAIS E PONTES DE MENOS”, Isaac Newton


Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes