
Bastou pouco mais de 24 horas desde que tomou posse como 47º presidente dos Estados Unidos, para Donald Trump dizer a que veio. Ou seja, o nazismo está de volta, como ficou explícito no gesto de Elon Musk, chefe de departamento do republicano, comparado a saudação nazista por entidades judaicas. É isso que o mudo vai ver daqui para a frente. Alguém aí tinha dúvidas sobre isso?
Trump voltou pior do que no primeiro mandato, quando ele achava que era o “dono do mundo”. Agora, ele tem certeza. Logo no primeiro discurso, no mais arrogante estilo “grande ditador”, ele e o governo dele protagonizaram diversas polêmicas que estarreceram o mundo, como a ordem executiva que orienta o governo a “reconhecer” a existência de apenas “dois gêneros”.
— Também acabarei com a política governamental de tentar aplicar a raça e o gênero em cada aspecto das vidas pública e privada”, ressaltou. A partir de hoje, a política do governo dos Estados Unidos é de que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino –, vociferou a fera.
Logo de saída, o desalmado a visou que vai devolver “milhões e milhões de imigrantes ilegais de volta para o lugar de onde vieram”, declarou.
Ele também decretou de imediato emergência nacional na fronteira com o México, ao sul dos Estados Unidos, enviando tropas a fim de “reparar desastres de invasões”.
Se recusou tocar na Bíblia
Donald é tão arrogante que se reusou até mesmo a tocar na Bíblia, durante o juramento de posse, um das partes mais tradicionais da cerimônia, que o novo governante faz com a mão direita erguida e a mão esquerda sobre a Bíblia e a Constituição.
*
Acredite, apesar de não se tratar de obrigação constitucional, tocar nos documentos é uma tradição institucional que foi esquecida ou ignorada por Trump, que não encostou na ‘Bíblia de Lincon’, segurada pela esposa dele, Melania.
Não precisa de nós
Na parte que nos toca, Donald Trump não poderia ser mais prepotente.
Disse que está pouco se lixando para o Brasil, porque os EUA não precisam do Brasil.
— Eles precisam de nós muito mais que nós deles! –, respondeu a uma jornalista brasileira.
Brasileiros go home
Com o retorno de Donald Trump à Casa Branca, cerca de 230 mil brasileiros correm o risco de serem deportados dos EUA.
Ao menos é o que aponta o Pew Research Center, baseado no fato de que atualmente cerca de 230 mil brasileiros residam de forma clandestina no país.
Se arrependimento matasse
Paradoxalmente Trump mais uma vez vai pagar com traição a quem lhe deu a mão.
O republicano garantiu um segundo mandato nos Estados Unidos com o suporte desse grande parte do eleitorado latino.
*
Entre eles brasileiros e brasileiras que vivem nos EUA em situação legal.
Apesar da xenofobia.
Principalmente o masculino, que nesta eleição aderiu à sua mensagem, apesar do discurso xenófobo e racista em diversos momentos.
*
Em comparação com a eleição americana de 2020, Trump ganhou cerca de 10 pontos percentuais entre os latinos, segundo dados preliminares.
Brasil defende Brics
Apesar do horizonte sombrio, o Brasil parece não está se tremendo de medo diante das ameaças trumpistas.
Os diplomatas brasileiros rejeitaram as ameaças feitas pelo recém empossado presidente dos Estados Unidos ao Brics.
*
E garantiram que o Brasil seguirá firme em sua agenda à frente da presidência do bloco, segundo informações divulgadas pela agência Globo.
Lula não tem medo...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não tem medo de cara feia.
Por isso tem defendido a necessidade de o Sul Global reduzir sua dependência do dólar.
...de cara feia!
Nesse contexto, um dos principais eixos da presidência brasileira no Brics é a criação de uma plataforma que amplie o uso de moedas locais nas transações comerciais entre os países membros do Brics.
Dragão da maldade
Não foi só isso.
Entre as ordens executivas, Trump retirou-se da Organização Mundial de Saúde, dos Acordos Climáticos de Paris, pôs fim à cidadania por nascimento.
Sobrevida ao Tik Tok
O cruel também suspendeu a proibição do TikTok.
A declaração do republicano sobre a possível aquisição da plataforma chinesa aconteceu nesta terça-feira (21/1), um dia após ele tomar posse da cadeira presidencial norte-americana.
*
Sobre isso, Trump diz estar aberto à compra do Tik Tok por Elon Musk.
Ataque à democracia...
Como á havia anunciado, o novo presidente concedeu indultos aos "reféns" de 6 de janeiro, cumprindo a promessa de campanha.
O decreto anistiou os invasores do Capitólio de 6 de janeiro de 2021.
...mas não para Trump!
A data ficou marcada como um ataque à democracia americana. Mas não para Trump.
— Esta proclamação põe fim a uma grave injustiça nacional que foi perpetrada contra o povo americano nos últimos quatro anos e inicia um processo de reconciliação nacional – diz o texto.
Barrados no baile
Eduardo Bolsonaro (PL) colocou até smoking e a madastra Micheque Bolsonaro vestiu um longuinho chic para arrasar na posse de Donald Trump.
No entanto, nenhum dos dois conseguiu passar pela segurança e foram barrados na posse do “aliado” de extrema-direita.

Sem convite, não entra
Mesmo estando no país com o objetivo de acompanhar a cerimônia em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nem a ex-primeira-dama e nem o deputado federal conseguiam entrar no Capitólio para a posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estado Unidos nesta segunda-feira (20).
Mas que mico, hein?
Diante do mico, Eduardo tratou logo de dar um desculpa, dizendo que o motivo foi a transferência da cerimônia de posse para a Rotunda do Capitólio, onde as celebrações ocorreram na parte interna por causa do frio intenso.
Quem és tu?
Mas a verdade é que só tiveram acesso ao Capitólio aqueles que, de fato, foram convidados pelo cerimonial de Trump.
Isto é, a família do presidente, alguns ministros, CEOs de empresas estratégicas e chefes de Estado mais próximos.
*
Quanto a Eduardo e Micheque, o cerimonial da Casa Branca não sabia nem de quem se tratavam.
Aí mente!
Para tentar ficar bem na fita, Eduardo postou mais uma fake dizendo que o cerimonial de Trump destacou que Jair Bolsonaro teria um lugar reservado na Rotunda do Capitólio caso tivesse comparecido à cerimônia.
*
Mentira! Eduardo não teve acesso sequer ao terceiro escalão do cerimonial para saber essa “informação”.
Mas quando, já?
Para ele, seu papai estaria ao lado de Javier Milei e Giorgia Meloni, pois “receberia tratamento de Chefe de Estado”.
Diante disso, alguém tem que explicar para o rapaz e para os bolsonaristas em geral, que Bolsonaro perdeu a eleição.
*
E que não é mais presidente e por isso mesmo não pode ser chamado por eles e nem por ninguém como “chefe de Estado”. O atual chefe de estado se chama Luiz Inácio lula da Silva.
Boa notícia para...
Um dos maiores ganhos das novas regras da cobrança de tributos sobre o consumo é corrigir a chamada "regressividade", o que vai permitir desonerar as famílias de baixa renda.
A garantia é do relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM).
... Famílias de baixa renda
O senador avalia que os inscritos no Cadastro Único dos programas sociais federais não vão pagar tributos sobre as contas de luz, água, internet e na compra do botijão de gás.
Tomara
Além disso, Braga lembrou que os regimes diferenciados, que terão alíquotas zeradas ou reduzidas para diversos setores da economia, como saúde e transportes, também vão resultar numa diminuição da carga tributária para todos os consumidores.
Soy muy amigo!

Valdemar Costa Neto acaba de confirmar que não tem nenhuma simpatia pelo senador Marcos Pontes (SP), o astronauta que vive no mundo da lua.
O cacique do PL decidiu que Pontes não tem respaldo partidário para se lançar candidato a presidente do Senado.
*
E que a consequência natural será o isolamento interno dele, caso mantenha a decisão.
Favorito
O PL decidiu pelo apoio ao senador Davi Alcolumbre
(União-AP), franco favorito na disputa.
O partido busca com isso ocupar lugares na Mesa Diretora e no comando de comissões.
ÚLTIMA HORA
QUEM TEM, TEM MEDO – Bolsonaro acorda todos os dias com a sensação de que a Polícia Federal está na sua porta

É aquela velha história, quem tem...tem medo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, afirmou nesta quarta-feira (22) que acorda todos os dias com a sensação de que a Polícia Federal está na sua porta para prendê-lo. Bolsonaro foi indiciado nos inquéritos de golpe de Estado, da fraude nos cartões de vacinação e da venda ilegal de jóias da Arábia Saudita. As informações são do jornal O Globo.
— Eu acordo todo dia com a sensação da PF na porta. Qual acusação? Não interessa –, disse Bolsonaro ao canal Auriverde Brasil.
*
No indiciamento mais recente, Bolsonaro é investigado por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A PF aponta que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano para dar um golpe de Estado e impedir a posse do presidente Lula (PT). O vice de Bolsonaro nas eleições daquele ano, Walter Braga Netto, foi preso em novembro por tentar interferir nas investigações.
ORGULHO

Mais uma vez o talento de um fotógrafo brasileiro é destacado em nível mundial. A incrível imagem de um comenta que cruza os céus de Brasília é de um profissional nosso. De tão extraordinária a imagem captada no momento exato pelo fotógrafo e videomaker brasileiro Frederico Danin, o Fred, foi escolhida pela Nasa. O trabalho compôs a galeria de “imagem do dia” da agência espacial norte-americana. O registro foi divulgado no site Astronomy Picture of the Day (Apod), que publica imagens de fenômenos astronômicos observados em todo o mundo. Fred Danin captou a imagem do cometa no céu de Brasília, no último dia 12, no Parque das Garças. “É tão perfeita que é possível ainda admirar o entardecer na capital e toda sua beleza, em cartões-postais da cidade, como o Lago Paranoá e as luzes que iluminam os edifícios”, publicou o SoNotíciaBoa.
VERGONHA

A administração de Trump esclareceu que o presidente iria assinar uma ordem executiva que reconheceria apenas dois sexos, declarando que estes não podem ser alterados e que os empregadores federais teriam de usar o termo "sexo" e não "género". A declaração de Trump e a assinatura da ordem intitulada "Defender as mulheres do extremismo da ideologia de género e restaurar a verdade biológica no governo federal" eliminará o reconhecimento das identidades transgénero e não binárias a nível federal, impedindo os indivíduos de atualizar os marcadores de género nos passaportes e outros documentos federais que atualmente permitem marcadores de género "X".
A administração Biden tinha permitido essas atualizações, considerando-as fundamentais para a igualdade das pessoas não binárias.
A ordem de Trump afeta cerca de 1,6 milhões de americanos que se identificam como transgénero, de acordo com dados da UCLA.
OUTRAS PALAVRAS

“O FASCISO É A VERDADEIRA FACE DO CAPITALISMO”, Bertold Brecht