Ir para o conteúdo

Dito & Feito: ESQUERDA VERSUS DIREITA

Até que ponto o efeito Lula e Bolsonaro deverá influir nas eleições 2024 em Manaus

Charge de Mário Adolfo

A influência da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  vai interferir no resultado das eleições municipais de 2024.

Com certeza sim, principalmente em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia onde a extrema direita avança e está fechada com o imbrochável e em capitais do Nordeste, onde Lula é o xodó das populações mais pobres, que nem se definem como de esquerda, mas como lulistas mesmo.

Manaus também será palco desse cenário, onde se enfrentarão o ex-presidente da Câmaras dos Deputados, Marcelo Ramos, candidato escolhido por Lula e o deputado federal d extrema direita, Alberto Neto, que tem ap0oio de Bolsonaro. Tanto o presidente atual quanto om que já foi prometem vir a Manaus apoiar os candidatos de seu partido.

Terceiro turno

Segundo avaliam alguns analistas, tanto Lula quanto Jair vão protagonizar uma espécie de  “terceiro turno” do pleito presidencial  de 2022, quando Lula mandou e o povo brasileiro mandaram Bolsonaro aceitar a derrota e ir para casa,  mas ele insiste em não ir.

Marcelo e o efeito Lula

De acordo com  as primeiras pesquisas sobre o pleito em Manaus, o candidato do PT  Marcelo Ramos registra um detalhe animador.

Alberto Neto, o pupilo de Bolsonaro tem 12,0%, mas já é pré-candidato desde a época que incinerou a candidatura do coronel Menezes,

*

Já Marcelo Ramos, com uma semana que Lula indicou seu nome e já tem  6,8%.

Nesse caso, com certeza já é o efeito Lula.

Todos contra um

O grande problema é que o voto bolsonarista deve ser pulverizado.

Tanto o prefeito David Almeida (Avante), candidato a reeleição, quanto os pré-candidatos Amon Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL),  Roberto Cidade (UB), Wilker Barreto (Mobiliza33)  e Maria do Carmo (PSDB) estão mais aliando aliados à extrema-direita bolsonarista.

*

Logo, Marcelo Ramos, turbinado por Lula,  terá que brigar com  seis candidatos para chegar ao 2º turno.

Será que pesa?

No entanto  há dúvidas, porém, sobre a capacidade de figuras nacionais ditarem a agenda de eleições que, via de regra, se voltam para temas locais.

— A importância da questão local é uma lei de ferro nas eleições municipais, difícil de ser quebrada — resume o cientista político João Feres, coordenador do Observatório do Legislativo Brasileiro na Uerj.

Nem tanto à esquerda...

Em sua análise, Feres avalia que o  PT vai tentar um “efeito Lula”, mas isso não ocorre em todas as regiões.

... Nem tanto à direita!

Assim como a agenda de valores mobilizada pelo bolsonarismo pode ser muito abstrata no contexto dos municípios.

Médico de Bolsonaro...

Ricardo Camarinha, médico da Presidência da República na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode entrar na mira de investigados da Polícia Federal (PF).

O profissional da saúde foi mencionado como funcionário fantasma da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em depoimentos feitos à corporação na semana passada.

... É funcionário fantasma!

É o que afirma a colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Segundo ela, Camarinha foi apontado por funcionários da Apex do escritório de Miami.

Na investigação, os depoentes delataram que o médico recebia o salário de R$ 36,8 mil sem aparecer para trabalhar na agência.

O chefe mandou

Ainda segundo os funcionários, o médico foi nomeado por ordem expressa de Jair Bolsonaro ao tenente-coronel Mauro Cid, que era chefe da Apex em Miami.

Durante a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) botou a boca no trombone para denunciar a qualidade dos serviços prestados pelas concessionária Águas de Manaus.

— Estamos lidando com um serviço inadequado prestado pela concessionária Águas de Manaus.

Conquistas da CPI

De acordo com Cordovil, a CPI resultou em conquistas significativas, como a redução da tarifa de esgoto.

— Porém, não podemos fechar os olhos para o descaso dessa empresa com a população –, detonou o tucano.

Bike supera carro

Pela primeira vez, a bicicleta superou o carro como meio de transporte favorito dos parisienses.

É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Paris Região (IPR), um consórcio de empresas públicas e privadas da região da capital francesa.

Mas isso é lá em Paris

Os resultados do estudo, divulgados no começo deste mês, apontam que 11,2% dos parisienses utilizam bicicleta para deslocamentos na cidade, frente a só 4,3% que fazem uso de carro.

Os dois métodos preferenciais continuam sendo o deslocamento a pé (53,3%) e o transporte público (30%).

Parque Amazonino

A segunda etapa do Parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte da capital, será entregue na primeira quinzena de junho.

O anúncio foi feito pelo  prefeito de Manaus, David Almeida,  nesta quarta-feira (17).

Parque Amazonense: Os Gigantes da Floresta, um show de talento e arte

Gigantes da Floresta

A área do parque, que é chamada de “Gigantes da Floresta”, será inaugurada em duas fases.

A primeira parte será em junho com a entrega da praça molhada, juntamente com as gigantescas esculturas dos símios, répteis, onças e peixes.

*

E em agosto acontece a inauguração de uma nova parte cênica da atração, que tem esculturas de insetos, aviário e orquidário.

Alfinetada na direita

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, esteve nesta quarta-feira (17) no Senado da República para acompanhar uma sessão de apresentação do anteprojeto do novo Código Civil Brasileiro.

*

Sentado na mesa diretora da Casa, ao lado do presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o magistrado fez um breve discurso, quando soltou uma alfinetada no chamado escritório do ódio da extrema direita, nas redes sociais.

Feliz e não sabia

— Vossa excelência lembrou que, na virada do século, não existiam redes sociais. E nós éramos felizes e não sabíamos –, disparou Moraes, claramente segurando o riso e despertando gargalhadas em alguns parlamentares e autoridades que estavam no plenário.

Inimigo Nº 1

O comentário irônico de Moraes  sobre as redes sociais despertou a fúria de bolsonaristas de todo o país.

Ele é o inimigo número um da extrema-direita e recentemente foi alvo de um ataque por parte do bilionário Elon Musk, dono da plataforma ‘X’ (antigo Twitter).

*

Musk   acusa Xandão de chefiar uma rocambolesca “ditadura judicial”, impondo censura ao cidadão.

Quando será?

Ministério de Portos e Aeroportos adiou mais uma vez o anúncio oficial do programa de passagens áreas barateadas Voa Brasil, antes previsto para 4ª feira (17.abr.2024). A

inda não há previsão para a nova data do evento.

*

A remarcação se deu por causa da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Colômbia na 3ª feira (16).

Greve à vista

Os professores do Amazonas estão reivindicando um reajuste de 20% nos salários e cobram do Estado a regularização nas datas- base de 2023 e 2024.

Ou é isso ou a greve.

Falta diálogo

A decisão foi tomada em Assembleia Geral dos trabalhadores da

Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

— Não há diálogo. E quando isso não existe  o único caminho é a grave – desabafou um professor à D&F.

ÚLTIMA HORA

SENADO FAZ ACENO AO JUDICIÁRIO –  PEC aprovada pela CCJ turbina o salário de juízes e promotores

Aumento de salário: Sendo de Pacheco derrota Lula e flerta com o poder Judiciário

A aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede um aumento salarial de 5% a cada cinco anos para membros do Judiciário pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira, 17, não contou com o aval do Palácio do Planalto. Segundo líderes da base, a Casa impôs uma derrota ao governo Lula (PT) para acenar, principalmente, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Aliados do governo admitem que a aprovação da PEC ocorreu por articulação do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O texto, que seguirá para análise do plenário, turbina o salário de juízes e promotores até o limite de 35% da remuneração do servidor.

*

Segundo a proposta, o valor não seria contabilizado dentro do teto do funcionalismo público, fixado atualmente em R$ 44 mil. Relator da proposta, o senador Eduardo Gomes (PL-TO) estendeu, em seu parecer, o benefício para ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e conselheiros dos tribunais de contas municipais e estaduais.

ORGULHO

Ronaldinha: Semelhança entre Miche Minnies e o ex-craque da seleção brasileira

Jogadora de 21 anos, que atua na África do Sul chamou atenção na internet pela sua semelhança com o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. O caso tem ganhado notoriedade e diversos comentários nas redes socias. O  caso incomum de semelhança entre jogadores tem chamado atenção na internet. Trata-se da jogadora de futebol Miche Minnies, que atua pelo Sundowns, time da África do Sul, que é muito parecida com o Ronaldinho Gaúcho.

Assim como o brasileiro, a jogadora da África do Sul se destaca dentro dos gramados pelo futebol que exerce. Em 2021, por exemplo, Michie foi campeã e artilheira da principal competição de futebol feminino do seu país.

VERGONHA

Pagode e bandidagem: o cantor Latrel Brito envolvido com o PCC

Cantor de pagode com quase 1 milhão de seguidores no Instagram, Vagner Borges Dias é apontado como o principal articulador do esquema para fraudar licitações de contratos públicos em benefício do PCC, revelado hoje em uma ação do MP que prendeu 13 pessoas. Dias foi indiciado e teve mandado de prisão expedido pela Justiça, mas ainda não há confirmação sobre sua prisão. Suspeito de chefiar o esquema é conhecido pelo nome artístico de Latrell Brito. Ele lançou o seu primeiro álbum em 2020 em plataformas de áudio.  Dias ostenta armas, munições e grande volume de dinheiro em espécie, indicam imagens colhidas em interceptação.


Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes