Ir para o conteúdo

Dito & Feito: EXTREMA-DIREITA GO HOME! - Bolsonaristas vão denunciar “ditadura” do Brasil e passam vexame nos EUA

Turma que trabalhou pelo golpe de estado logo após a derrota de Bolsonaro em 2022 participou de audiência em comissão do Congresso americano

Charge de Mário Adolfo 

Enquanto os brasileiros se unem para ajudar os gaúchos vítimas da maior enchente da história do Rio Grande do Sul, e talvez do Brasil, um grupo grande de bolsonaristas está nos Estados Unidos para falar mal do Brasil. Eles juram que existe ditadura no país. Hoje essa turma que trabalhou pelo golpe de estado logo após a derrota de Bolsonaro em 2022 participou de audiência em comissão do Congresso americano.

Acompanhavam a sessão – onde apenas seis parlamentares americanos se propuseram a participar e apenas dois permaneceram até o final –, os deputados federais Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Carlos Gilberto e o senador Eduardo Girão. Passaram vergonha, porque ao invés de receberem apoio, foram criticados e rechaçados pelos Democratas norte -americanos.

— Esta audiência é uma tentativa de minar a democracia brasileira ao dar uma plataforma para os mesmos indivíduos que espalharam mentiras sobre as eleições –, detonou a deputada Democrata Sydney Kamlager-Dove,  presidente da bancada brasileira na sessão.

Só gente muito fina

Também estavam lá o deputado cassado Deltan Dallagnol, o blogueiro foragido Allan dos Santos, os investigados e ex-comentaristas da Jovem Pan; Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo, o executivo Chris Pavlovski da Rumble, uma rede social da extrema-direita que foi banida no Brasil.

Baba-egg

Também estava lá outro extremista, baba ovo de Elon Musk: o  jornalista americano Michael Schellenberger, responsável pela postagem que chegou a com críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

Olha quem fala em ditadura!

Durante a sessão, Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente e ditador João Figueiredo, foi questionado se repudiava a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), mas optou por não responder.

*

O neto do ditador  está sob investigação da Polícia Federal (PF) e foi apontado como um agente de “desinformação golpista e antidemocrática” relacionada ao 8 de Janeiro.

Ditadura é isso

Ditadura é isso!

No painel foram ouvidos Paulo, Michael e Chris. Além deles, indicado pelos Democratas, estava o professor de estudos brasileiros da Universidade de Oklahoma, Fábio de Sá e Silva, que assumiu a função de rebater as acusações.

Fábio de Sá: “Isso é o que acontecia com jornalistas brasileiros na ditadura”

Foi ele que durante a sessão mostrou uma foto do jornalista Vladimir Herzog, que na época da ditadura militar brasileira foi torturado, morto e ainda simularam o seu suicídio.

— Isso é o que acontecia com jornalistas brasileiros na ditadura –, disse.

Cores solidárias

Desde as 18h30 desta quarta-feira (8) que  o Teatro Amazonas, principal ponto turístico do estado, está iluminado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. A determinação foi do próprio governador Wilson lima.

O  ato é uma homenagem às vítimas da tragédia que atinge o estado gaúcho nas últimas semanas.

.

Orgulho fora de hora

Está havendo saques em supermercados, lojas e farmácias em áreas afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul; Também circulam  denúncias de que milícias armadas estão cobrando passagens para transportar pessoas desabrigadas pelas chuvas.

*

Mesmo assim o  governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), descartou a possibilidade de solicitar ao governo federal a decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para permitir que as Forças Armadas assumam o controle da segurança no estado.

Prédio sombrio

O prédio de cinco andares na avenida Djalma Batista, que no passado abrigou a antiga sede do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), se encontra abandonado e  hoje é ocupado por usuários de drogas.

*

A denúncia foi feita pelo vereador Dione Carvalho (Agir), residente da Comissão de Habitação da Câmara Municipal.

Crimes e drogas

O vereador disse ainda que são comuns crimes ocorridos dentro do prédio.

Como o de um corpo não identificado encontrado na área externa do edifício, em 2017. Além disso, um incêndio também foi registrado no local no mesmo ano.

*

Dione cobrou medidas do Governo do Estado para que sejam tomadas providências cabíveis em relação ao caso.

Viaduto Rei Pelé

O  prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, nesta quarta-feira (8), o complexo viário Rei Pelé, na rotatória do Produtor, bairro Jorge Teixeira, e garantiu8 que a obra está com 50% do viaduto concluído.

Agora vai

David disse que os trabalhos são estão caminhando de  forma acelerada e que o viaduto será entregue em breve.

— Estamos trabalhando, diuturnamente, acelerando o cronograma de trabalho, para que a gente possa entregar o mais rápido possível, diminuindo o impacto que causa na vida das pessoas.

Te quero verde

Em meio a tantas tragédias, enfim, uma notícia alentadora. O desmatamento na Amazônia Legal teve uma queda de

19,5% para área de não floresta do bioma e de 9,2% no Pantanal.

*

É o que aponta  dados consolidados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes), divulgados em Brasília nesta quarta-feira (8).

Marina cita sinergia

Para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, os resultados positivos são resultado da relevância dada à política setorial pelo governo federal, que envolveu a condução da Casa Civil e a participação de 19 ministérios para tratar o tema com transversalidade.

*

— Aí você cria uma sinergia positiva em que estados, municípios, todos vêm para a agenda, mas isso tem que ser política continuada –, reforçou.

ÚLTIMA HORA

Chico Buarque e o escritor amazonense Milton Hatoum pedem que Lula suspenda compra de armas de Israel

Um grupo de artistas, intelectuais e políticos brasileiros redigiu uma carta endereçada ao presidente Lula (PT) solicitando a interrupção imediata da importação de armas de Israel. A Anistia Internacional e o coletivo Vozes Judaicas por Libertação pediram ao Gabinete da Presidência uma reunião com Lula para poder entregar o documento em mãos.

Segundo a Folha de S. Paulo, entre os signatários da carta estão o cantor e compositor Chico Buarque e sua esposa, a advogada Carol Proner, bem como os ex-ministros José Dirceu e Paulo Sérgio Pinheiro, o escritor Milton Hatoum, a cineasta Petra Costa e o rapper Emicida, além de acadêmicos e ativistas.

*

A mobilização acontece pouco após o Exército brasileiro escolher a empresa israelense Elbit Systems para fornecer 36 viaturas blindadas de obuseiro 155 mm, uma decisão considerada preocupante pelos signatários da carta. No documento, os signatários defendem "a suspensão imediata de todos os acordos no âmbito da Defesa e das licenças de exportação e importação de equipamento militar mantidos com Israel e empresas israelenses".

ORGULHO

Tragédia no Rio Grande do Sul: as imagens são de cortar o coração

A solidariedade é o momento que revela o coração de um povo. É o caso de alguns países latino preocupados com a tragédia do Rio Grande do Sul. O Itamaraty afirmou que pelo menos sete países já manifestaram disposição em ajudar o Brasil no apoio à população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul. A maior parte deles é da América do Sul, mas houve contato ainda do Oriente Médio e América do Norte. Nos últimos dias, segundo o governo brasileiro, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela manifestaram solidariedade e ofereceram doações e ajuda. O Uruguai, país que faz fronteira com o estado, já anunciou a disponibilização de helicópteros para auxílio nos resgates. Já a Argentina, outro país fronteiriço com o Rio Grande do Sul, vai enviar pastilhas purificadoras de água.

VERGONHA

O Brasil tem, em média, mil casos de roubos e furtos de carro por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. A modalidade teve alta de 8% no ano passado e chegou a 373.225 mil ocorrências.

Ainda segundo o Anuário, em 2022, 60,3% dos veículos subtraídos foram em ocorrências de furto e 39,7% em roubos. O Volkswagen Gol, que ocupa a primeira colocação no ranking, é um dos carros mais populares no mercado doméstico. Isso faz com que o modelo tenha comércio de peças mais fáceis, ou seja, os bandidos conseguem desmanchar o veículo para vender as partes.

Em seguida, são carros mais baratos, de fácil revenda e de grande quantidade em circulação, como o Chevrolet Onix. Já a Toyota Hilux é uma picape grande, e, principalmente, muito cara, o que, segundo o consultor de segurança, é um veículo que seduz os criminosos.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes